Cidadeverde.com

Mais de 100 mil piauienses ainda não declararam Imposto de Renda

Imprimir

A uma semana do fim do prazo, apenas 111 mil piauienses, de um total de 225 mil contribuintes, declararam o Imposto de Renda. Para orientar a população e evitar erros na hora de declarar os rendimentos do ano passado, profissionais do Conselho de Contabilidade do Piauí (CRC-PI)  prestarão asessoria gratuita. O "Declare Certo" acontece de 25 a 27, na praça Nossa Senhora das Graças, em frente à Câmara dos Vereadores de Teresina. O prazo de entrega da declaração à Receita Federal acaba no dia 29 de abril.

"Estamos aproveitando a semana da Contabilidade para fazer o  Declare Certo, um stand montado com profissionais qualificados do CRC-PI e Receita Federal que orientarão os contribuintes como proceder para declarar o IR. O Conselho Regional de Contabilidade estará durante os três dias orientando os contribuintes que ainda têm dúvidas. Não vamos preencher o formulário, mas vamos dar todas as orientações", disse o contador Josafam Bonfim Moraes Rêgo, presidente regional do CRC. 

Em todo o país, dos 28 milhões de declarações esperadas, apenas 13,8 milhões declararam o IR,a té esta quarta-feira (20). Josafam Bonfim ressalta que não há dificuldades para preencher o formulário do IR e que, culturalmente, o brasileiro deixa tudo para o fim do prazo. 

"As pessoas deixam para última hora e acabam tendo que correr atrás de documentos. Mesmo que falte algum comprovante, o contribuinte pode enviar a declaração e depois retificá-la, desde que a opção do modelo não seja o da primeira declaração", reitera Bonfim. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais