Cidadeverde.com

Procurador dá 90 dias para o governo concluir orla da praia de Atalaia

Imprimir

O procurador da República, Kelston Pinheiro Lages, deu hoje um ultimato para o governo concluir a orla da Atalaia, em Luís Correia no litoral piauiense. Ele determinou que no prazo de 90 dias a construtora Habplan Ltda, empresa contratada pelo governo, conclua a obra.
 
O novo prazo começará a contar a partir do próximo dia 16 de agosto, data em que termina o aditivo de noventa dias concedido pelo MPF anteriormente. A construtora Habplan tem até o dia 14 de novembro de 2008 para concluir os serviços. 

Na decisão, o procurador ressalta que eventuais atrasos nos compromissos assumidos no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) ? firmado entre o MPF, Construtora Habplan,  Governo do Estado do Piauí, Caixa Econômica Federal e  Associação dos Bares e Restaurantes da Orla Marítima de Atalaia ? sejam imediatamente comunicados à Procuradoria da República no Piauí.

De acordo com Kelston Lages, esse é o último prazo concedido aos signatários do TAC para a conclusão das obras do Projeto Orla. ?Esse prazo que o MPF está concedendo é improrrogável. Caso haja o descumprimento, pediremos a rescisão do contrato e aplicação das sanções previstas no TAC?, alertou o procurador da República.

Essa é a segunda empresa contratada pelo Governo para execução do Projeto Orla. A primeira, Construtora Moana, teve o contrato rescindido  em razão de descumprimento do contrato por recomendação do MPF.

A decisão do MPF foi embasada em reunião ocorrida no último  dia 5 de agosto entre o procurador da República e representantes do Governo do Estado do Piauí e da Construtora Habplan. Nela, foram levantados os problemas que colaboraram para o descumprimento dos prazos contidos no TAC:  as chuvas do período de inverno; dificuldades na aquisição de materiais (madeira e palha); capacidade de execução de serviços e atrasos no pagamento das parcelas por parte do Governo do Piauí (na ocasião, a Seinfra, em parecer técnico, justificou os atrasos alegados pela Habplan). 

Diante das circunstâncias, Kelston Lages reconheceu ser praticamente impossível a empresa contratada cumprir o prazo inicialmente proposto e concordou com a prorrogação solicitada pela Habplan, tendo em vista que uma eventual rescisão contratual e a demora na adoção de um novo procedimento licitatório para a contratação de uma nova empresa  para a execução do restante dos serviços implicaria em grave prejuízo para a administração pública e para a sociedade.
 
O MPF expediu ofícios aos signatários do TAC, cientificando-os sobre o conteúdo da decisão, ressaltando, especificamente, aos agentes envolvidos nas medições (Seinfra, Piemtur e Sefaz) que evite atrasos nos novos pagamentos e à Habplan sobre a necessidade de aumento no volume de serviços executados.
 
Da Redação (com informações do MPF) 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: