Cidadeverde.com

Bons motivos para você diminuir o consumo de bife de fígado

Imprimir

O consumo excessivo de fígado pode piorar problemas como gota e colesterol alto, além de poder prejudicar o desenvolvimento do feto durante a gravidez. O fígado dos animais também é responsável por importantes funções no corpo, como produzir colesterol, armazenar glicose e produzir proteínas, mas além disso, o fígado também é responsável por desintoxicar o organismo de medicamentos, drogas e álcool. Assim, quando o animal é somente criado para o abate e toma vacinas e outros medicamentos, seu fígado pode ser afetado, podendo também prejudicar a pessoa que consome esta carne.


As 5 razões para diminuir o consumo desta carne, são:

 

1. É rico em colesterol

O fígado é o responsável pela produção de colesterol no corpo, e por isso possui cerca de 6 vezes mais colesterol do que uma picanha grelhada, por exemplo. Assim, é importante evitar o consumo excessivo desse alimento, principalmente por pessoas com colesterol elevado, problemas cardíacos ou excesso de peso.

 

2. Pode prejudicar a gravidez

O fígado contém grandes quantidades de vitamina A, que pode causar má formações no feto quando consumida em excesso, principalmente no primeiro trimestre da gestação. Assim, mulheres grávidas devem evitar consumir fígado e outros órgãos de animais, comendo apenas pequenas quantidades caso o desejo surja.


3. Piora a gota

Por ser rico em proteínas que contêm purinas, a substância responsável pelo aumento do ácido úrico no corpo, o fígado ajuda a piorar os sintomas de gota.


4. Excesso de toxinas

Por ser o local onde são filtradas e retiradas as toxinas do organismo, o fígado acaba armazenando grande parte dessas substâncias. Quem consome este órgão também aumenta o consumo de toxinas que fazem parte de produtos da alimentação ou criação dos animais, como grãos processados, antibióticos, vacinas, pesticidas para o capim, água contaminada e hormônios.

 

5. Metais Pesados

Além de toxinas, o fígado também acumula metais pesados que posam contaminar e prejudicar o organismo, como mercúrio, chumbo, arsênico e cádmio. Esses metais prejudicam o funcionamento de órgãos como pulmões e articulações, e também podem ser encontrados no músculo, no coração e nos rins de vacas, cavalos e frangos, estando presentes principalmente em animais que crescem próximo a fábricas de metal ou produtos químicos.


O que fazer?

Para pessoas que gostam de fígado, o ideal é comprá-lo de produtores orgânicos e consumi-lo no máximo 1 vez por semana, lembrando de fazer uma alimentação equilibrada e rica em frutas e vegetais, que irão fornecer antioxidantes e auxiliar na desintoxicação do organismo.


Fonte: Tua Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais