Cidadeverde.com

Procura por vacina da gripe faz ampliar atendimento em postos de Teresina

Teve início nesta terça-feira (26) a vacinação contra a gripe, em Teresina. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cristo Rei, na zona Sul, a coordenação precisou ampliar o atendimento para reduzir as filas. Os idosos têm sido maioria nos postos de saúde neste primeiro dia. 

A coordenadora da Unidade, Renata Orsano, disse que normalmente a vacinação ocorre em apenas uma sala, mas a UBS disponibilizou dois espaços devido à grande procura. 

"A procura já está bem grande, tem bastante gente. Colocamos mais uma sala para o atendimento ser mais rápido. Aqui, por ser um bairro antigo, a maioria dos que vieram hoje são idosos", declarou. 

Os pais de Heitor Borges, de apenas 1 anos e 8 meses, decidiram aproveitar o primeiro dia para fazer a imunização do filho e garantir uma dose de Vitamina A. "A gente sempre se preocupa, é algo que a gente sempre tem cuidado. Semana passada ele estava um pouco gripado, então resolvemos vir logo", afirmou o pai do menino, Marcos Vinícius. 

O Dia D da imunização acontece no sábado, (30), em todos os postos de vacinação da capital, incluindo Unidades Básicas de Saúde e Hospitais.

São grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, maiores de 60 anos, grávidas em qualquer idade gestacional, puérperas, população privada de liberdade, funcionários de sistemas prisionais, pessoas com doenças crônicas graves.

Falta de vacina 

Em dois pontos de vacinação, no Hospital do Buenos Aires e no posto de saúde da Vila Mocambinho, os dois na zona Norte da capital, houve queixas de falta de vacina. A informação é de que o problema é pontual, já que a rede de frios do governo do estado, que abastece todo o Piauí, fornece vacina a todas as unidades de saúde igualmente. 

A imunização serve contra o vírus Influeza A H1N1, o vírus Influenza A H3N2 e o vírus Influenza B. Teresina tem como meta, preconizada pelo Ministério da Saúde, vacinar 173.058 pessoas.

 

Maria Romero
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais