Cidadeverde.com

Alunos do Projovem Urbano estão há 6 meses sem bolsa em Teresina

Imprimir

Alunos do Projovem Urbano em Teresina estão sem receber o pagamento da bolsa do programa há pelo menos seis meses. Vários estudantes que assistem às aulas na Escola Municipal Velho Monge, no bairro Porto Alegre, zona Sul, estão deixando de ir às aulas porque dependem do auxílio. Procurado, o MEC, responsável pelo programa, ainda não se manifestou. 

Alice Sousa, uma das alunas, informou que a bolsa deixou de ser paga no mês de novembro do ano passado. O valor é de apenas R$ 100 mensais, mas que é fundamental para alunos de baixa renda. 

"Era cinco turmas com quase 30 pessoas em casa sala, hoje tem professor dando aula para um único aluno. Esse dinheiro era o que muitas mães usavam para pagar alguém que ficava com seus filhos, enquanto elas estudavam. Tinha alunos que contavam com esse dinheiro para passagem de ônibus, para a farda da escola. Agora estamos com esse problema", relatou a estudante. 

Em Campo Maior (84 km de Teresina), os professores do Projovem Urbano ficaram sem pagamento, no ano passado, entre os meses de maio e novembro. Os alunos da cidade, que faziam parte do programa, também ficaram sem receber o benefício. No final do ano, a situação foi regularizada. 

Procurada, a assessoria de comunicação do MEC informou que vai buscar detalhes sobre o motivo de interrupção no repasse. Até o momento, nenhuma resposta havia chegado ao Cidadeverde.com

O Projovem Urbano

De acordo com o MEC, o programa tem como objetivo "elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental, visando à conclusão desta etapa por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos integrada à qualificação profissional". 

O programa concede "auxílio financeiro mensal aos jovens atendidos, durante os 18 meses de desenvolvimento do curso, no valor de R$100,00, condicionado a 75% de presença deste jovem nas atividades presenciais e a entrega de trabalhos pedagógicos". 

 

Maria Romero 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais