Cidadeverde.com

Conheça alguns tratamentos naturais para o melasma

Imprimir

O sintoma do melasma é um só: mudança na cor da pele do rosto. Isto pode causar algum tipo de sofrimento ou preocupação em relação à aparência física. As mudanças no tom da pele são quase sempre para um tom café uniforme. As manchas aparecem na testa, nas bochechas, no nariz e no lábio superior. Parecem ser simétricas, ou seja, apresentam-se da mesma forma em ambos os lados do rosto.

Alguns dizem que afeta mais as morenas, outros as trigueiras e também dizem que as peles claras também podem sofrer com o melasma. Felizmente existem remédios naturais para tratar este problema estético.

 

Remédio caseiro de banana: amasse uma banana e coloque o purê nas zonas com manchas durante 15 minutos. Repita o processo quatro vezes por semana. Retire com água morna.


Remédio caseiro de berinjela: corte uma berinjela em rodelas e retire a polpa. Faça um emplastro e coloque na pele. Deixe atuar por 15 minutos e remova com água. Pode realizar o processo 3 vezes na semana.


Remédio caseiro de bálsamo negro: 4 ou 5 gotas bastarão. Adicione-as a uma clara de ovo. Bata bem e aplique duas vezes ao dia, pela manhã e pela noite.


Remédio caseiro de água oxigenada: passe um algodão embebido em água oxigenada no rosto antes de dormir.


Máscara antimanchas de melasma: misture duas colheres de leite em pó, 4 colheres de mel de abelha e 2 colheres de suco de limão até formar uma pasta homogênea. Passe no rosto e deixe atuar por 20 minutos. Lave e aplique uma capa de iogurte natural. Deixe atuar por mais 10 minutos e enxágue.

 

Remédio caseiro de cebola e vinagre: triture uma cebola e misture com um pouco de vinagre. Aplique sobre a mancha e deixe atuar por 15 minutos. Se arder ou irritar, lave de imediato.

 


Conselhos sobre o melasma
As pessoas que apresentam predisposição para sofrer o melasma por causa de episódios na família, devem tomar precauções adicionais (é um transtorno hereditário). Evite o sol e coloque protetor solar com um fator bem alto sempre que for à praia ou à montanha, mas também no dia a dia na cidade. Trate de não tomar pílulas anticonceptivas nem outras terapias de substituição hormonal.

É preciso ter muito cuidado com o tratamento escolhido para eliminar o melasma, ainda que sejam remédios caseiros. Se for muito abrasivo ou forte terá o efeito contrário e irá piorar a situação.
O melasma é mais frequente nas mulheres entre 20 e 50 anos.
Não existe cura definitiva para o melasma, no entanto é possível reduzir a aparência e a cor das manchas, as quais podem regressar com a gravidez, o retorno do uso de anticoncepcionais ou com a exposição da pele ao sol todos os dias.
O maior problema do melasma tem a ver com a estética e o físico, já que não apresenta sintomas incômodos ou que danifiquem o organismo.
Em alguns casos, pode desaparecer sem necessidade de tratamento, por exemplo, logo após o parto.
Existem tratamentos profissionais para eliminar o melasma, que incluem: microdermoabrasão, esfoliação química e terapias com laser. Somente são aconselhados em casos muito graves ou avançados.
A melhor forma de tratar o melasma é visitando um dermatologista e não deixar passar o tempo, pois as manchas podem piorar em questão de semanas.


Fonte: Melhor com Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais