Cidadeverde.com

Piauí Esporte Clube completa 60 Anos de Fundação

Imprimir
No dia 15 de agosto de 1948 era fundado o Piaui Esporte Clube, em reunião que teve os esportistas Sebastião Mariano , Manoel Rodrigues de Amorim, Expedito Rodrigues de Amorim, Francisco Lopes dos Santos, Raimundo Nonato Vasconcelos, Ananias Alves de Sousa e José Faustino. Em 1956, sob a presidência de Antônio Marcos de Almeida, filiou-se à Federação Piauiense de Desportos.

Os anos Sessenta

Nos anos sessenta o Piaui Esporte Clube cresceu no Futebol Piauiense. Foi vice campeão em 1960 e 1961. Em 1966 conquistou o primeiro título de Campeão Piauiense, sob a presidência de Pedro Rocha e direção técnico de Ênio Silva, além do diretor de Futebol Reinaldo Ferreira, derrotando o Flamengo nas finais. Vitória por 4 x 0 e empate de 1 x 1. O time campeão: Batista; Tuica; Nonato II; Aluísio e Chico; Nonato Leite e Pila; Quinha, Carrinho (Barbosa), Dunga e Sanega. O Campeão Manuelzinho estava contundido e não jogou as finais.

Nos anos de 67, 68 e 69 o Piauí conquistou mais 3 títulos de campeão. Em 70 ficou com o vice campeonato. Ainda na década de sessenta conquistou grandes vitórias na Taça Brasil e no Torneio Nordestão.

A decadência

Nos anos setenta o Piauí ainda conseguiu formar um grande time nas temporadas de 1978 e 1979, quando decidiu os títulos com River e Flamengo, respectivamente, ficando com o vice campeonato estadual e revelando os atacantes Cacé e Rui Lima, vendidos à Portuguesa de Desportos de São Paulo.

O título de 1985

Sob a Presidência de João Gualberto Franco o Piauí conquistou o campeonato Piauiense de 1985, batendo o Flamengo no Estádio Albertão, 16 anos depois do Tetracampeonato em 1969. No mesmo ano o Presidente João Gualberto realizou obras importantes na sede da Av Kenedy. Foi uma das melhores administrações que já tivemos nos clubes Piauienses.

Os maiores craques

O Piauí revelou grandes jogadores para o futebol Piauiense, com destaque para Batista, Manuelzinho, Nonato Leite, Pila, Sima, Sanega, Cacá e Rui Lima.

A venda do Patrimônio e a queda

Neste ano de 2008 venderam o resto do patrimônio da Av Kenedy às escondidas. Ninguém sabe detalhes do negócio. Foi construído uma sede na região da Usina Santana, até hoje sem ser inaugurada e sem funcionar. O clube não tem presidente, não tem diretoria e está rebaixado para a Segunda Divisão. E assim o chamado Piauizão Vibrante chega aos 60 anos, com 23 anos sem ser campeão, sem patrimônio e na segunda divisão.


Dídimo de Castro
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: