Cidadeverde.com

Vendas do Dia das Mães caem 9,5% e registram pior desempenho nos últimos 13 anos

Imprimir

O ano de 2016 foi considerado o pior índice de vendas durante o período do Dia das Mães, que é comemorando em todo o país no segundo domingo de maio, desde os últimos 13 anos, desde quando foi criado o  indicador do Serasa. A data é a segunda maior em volume de vendas do ano, perdendo apenas para o natal, comemorado em dezembro. 

As vendas do Dia das Mães, neste ano, registrou queda de 9,5%. O economista Francisco Sousa, em entrevista ao Notícia da Manhã desta quarta-feira (11), que não há como determinar um ou poucos motivos que levaram o comércio a esta situação, pois o país, atualmente, vive uma economia instável. 

"Além da situação em que a economia do país se encontra, acrescenta-se, dentro desse contexto, o aumento das taxas de juros. O financiamento ou o parcelamento das compras faz com que os juros sejam mais elevados. E a própria questão do desemprego, que diminui o poder de compra", comentou o economista. 

Já a gerente Evelin Samara disse que nunca presenciou uma data tão importante com fluxo de vendas tão pequeno.  Para ela, "é como se não tivesse tido uma data comemorativa. É como se fosse um final de semana como qualquer outro". 

Para o presidente do Sindlojas, Luis Antonio, "a situação é desesperadora". "As vendas em maio do ano passado também foi inferior às vendas de maio de 2014. A consequência disso são empresas fechando". 

Com as vendas em baixo, a expectativa dos lojistas é que o Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho, aqueça as vendas.


Carlienne Carpaso
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais