Cidadeverde.com

Semana de Enfermagem debate segurança do profissional

Imprimir

De acordo com a Pesquisa Perfil da Enfermagem, apresentada pela FIOCRUZ em 2015, a realidade do ambiente de trabalho dos profissionais de enfermagem do Piauí é preocupante. Cerca de 51,3% da equipe de enfermagem declararam desgaste nas condições de trabalho, apenas 24,9% dos profissionais se sentem protegidos no ambiente de trabalho e 68,3% disseram já ter sofrido algum tipo de violência psicológica no exercício da profissão. A pesquisa foi realizada em todo o Estado do Piauí, ouvindo auxiliares, técnicos e enfermeiros, com abrangência de mais de 28 mil profissionais. A enfermagem hoje no Piauí é composta por um quadro de 76% de técnicos e auxiliares e 24% de enfermeiros.
 
Para o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN – PI) os dados apresentados pela pesquisa reafirmam a necessidade de engajamento da categoria pela melhoria nas condições de trabalho, valorização e segurança do profissional de enfermagem.
 
Para dar foco a esta discussão e em comemoração ao Dia do Enfermeiro, que acontece nesta quinta-feira-feira (12), e ao Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, comemorado no dia 20 de maio, o COREN - PI realiza, de 12 a 20 de maio, a Semana da Enfermagem Piauiense, com o tema  “Cuidando de quem cuida”. “O objetivo do evento é aproximar os profissionais para discussões de temas relevantes a valorização da profissão e melhorias em sua jornada de trabalho que garantam uma assistência de enfermagem de qualidade, segura e humana”, afirmou Lauro César de Morais, presidente do Conselho.
 
A abertura oficial da Semana acontece na próxima quinta (12), às 19h no auditório da sede do COREN - PI em Teresina, e será marcada pela palestra ‘Como tornar o ambiente de trabalho mais harmônico’, ministrada pela conselheira Tatiana Maria Melo, além de show de humor e coquetel.
 
A Semana da Enfermagem Piauiense 2015 também acontece em Picos (13/05), Floriano (17/05) e Parnaíba com palestra sobre Ética, estética e etiqueta nas relações profissionais. No dia 20 de maio, Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, a Semana será concluída com atividades mais lúdicas na sede do COREN – PI em Teresina, onde será oferecido coffee break nos turnos da manhã e tarde, além de uma série de cuidados pessoais para um momento de relaxamento para os profissionais.
 
No Piauí, os profissionais de enfermagem já somam mais de 28 mil e a categoria representa a força de trabalho na saúde brasileira.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais