Cidadeverde.com

Piauí registra 160 casos supeitos de microcefalia, 74 já confirmados

Imprimir

A coordenadora de Epidemiologia do Estado do Piauí, Amélia Costa, comentou os números divulgados de microcefalia registrados no estado. Até o momento, 160 casos foram notificados, sendo que 23 estão em investigação, 74 foram confirmados e 63 descartados. 

Amélia destacou que até o momento, nenhum 74 dos casos confirmados foram associados ao Zika Vírus. “Esses casos foram sugestivos a um processo infeccioso, seja por herpes, sífilis, ou outros vírus que estão sendo isolados”, afirmou. 

Ela disse que os 23 casos, ainda em investigação, são crianças que tem uma imagem de raio X susgestiva, mas que os exames laboratoriais estão aguardando resultados. “Os exames estão sendo processados no Instituto Evandro Chagas no Pará, que por ser referência recebe um grande número e consequentemente dificulta a agilidade”, afirma a coordenadora. 

Em todo Brasil 1.326 casos foram confirmados de microcefalia, destes, 205 foram confirmados por critério laboratorial específico para vírus Zika (técnica de PCR e sorologia). 

De acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde os casos descartados, sendo 63 do Piauí, os casos apresentaram exames normais, por apresentar microcefalia e/ou malformações congênitas confirmada por causas não infecciosas ou por não se enquadrar nas definições de casos.

 


Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais