Cidadeverde.com

Faxina nos Bairros será ação permanente da Prefeitura em Teresina

A Faxina nos Bairros, estratégia da Prefeitura de Teresina para conter a proliferação do Aedes aegypt em toda a capital, tem tido resultados positivos. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, o número de notificações de dengue foi de quase 5 mil em 2015 e este ano foi de aproximadamente 1.500, uma redução de 75% nos casos notificados. O prefeito Firmino Filho afirma que a ação será permanente na cidade e que trouxe resultados surpreendentes.

Além disso, o Índice de Infestação Predial (IIP) em 2016 – a relação entre o número de imóveis positivos para o mosquito pelo total pesquisado, em Teresina reduziu 50% e está em 0,1. A delimitação estabelecida pelo Ministério da Saúde determina que índices de até 1% são considerados satisfatórios. O primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2015 apresentou Índice de Infestação Predial (IIP) de 0,2%.

O prefeito Firmino Filho conta que esse é um dos bons e surpreendentes resultados da Faxina, que este sábado (14) está na sua 19ª edição e até agora já recolheu 3.395 mil toneladas de lixo residencial. Firmino acompanhou pela manhã a ação no bairro Cidade Leste, na zona Sudeste, mas ela também acontece nos bairros Todos os Santos, também na zona Sudeste, Santo Antônio, zona Sul, e Nova Brasília, zona Norte.

"Este ano de 2016 a gente teve uma queda d'água parecida com a do ano passado, ou seja, choveu na cidade, mais ou menos a mesma quantidade de 2015. Isso deveria procurar uma quantidade de eclosão de óvulos de mosquito, portanto de doenças como a dengue, praticamente na mesma proporção, o que se percebeu foi que a quantidade de 1/4 do ano passado. Entoa os resultados tem sido positivos, especialmente nos primeiros quatro meses do ano e esperamos que continue nesse último mês que é o mais importante, que e aonde você tem o pico da notificação de todas essas doenças".

Ele acredita que a população, por conta do Zika (vírus), está mais consciente e que ações como a Faxina têm sido muito importante. Também lembrou que o papel da imprensa de advertir a população tem dado resultado.  "É um exemplo de que as coisas podem mudar e até numa intensidade muito mais rápida e maior do que a gente previa. Quer dizer, uma queda de 75% é muito significativa".

Firmino contou que a estratégia nos bairros será uma ação permanente da Prefeitura. "Vamos continuar com essa prática de faxina durante todo o ano, justamente para preparar para o próximo inverno e ao mesmo tempo não apenas combater os focos de dengue, incentivar o melhor disposição de descarte do lixo. 

 

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais