Cidadeverde.com

Câmara: Zona Franca deve atrair novos negócios para Teresina

Imprimir
  • zona07.jpg Wilson Filho
  • zona06.jpg Wilson Filho
  • zona05.jpg Wilson Filho
  • zona04.jpg Wilson Filho
  • zona03.jpg Wilson Filho
  • zona02.jpg Wilson Filho
  • zona01.jpg Wilson Filho


Tramita na Câmara de Vereadores um projeto de lei que visa agilizar a distribuição de mercadorias e atrair mais negócios para Teresina, através da criação de uma Zona Franca. Na manhã desta segunda-feira (16), uma audiência pública, proposta pelo vereador Ricardo Bandeira (PSL), discutiu o tema. Este foi o primeiro passo rumo à aprovação do projeto.

Segundo o vereador, o objetivo é incrementar a comercialização e a exportação de produtos piauienses. Ele destaca que a reunião é uma forma de tentar sensibilizar o poder público, os políticos e a classe empreendedora sobre a importância da zona franca na capital piauiense. 

"Com a Zona Franca de Teresina, a distribuição de mercadorias será mais veloz e eficiente, além de dar mais oportunidades para a criação de empresas no Estado, para a atração de capital, aumento de investimentos, redução de impostos, e vai servir para levantar a autoestima da população", declarou o vereador.

Bandeira considerou que o impacto social, econômico e ambiental será "muito grande", tanto para o Estado como para a região Nordeste. O político aproveitou para enfatizar que a construção de um aeroporto internacional beneficiaria ainda mais o andamento da zona franca. Outro ponto destacado foi a possibilidade de facilitar a realização de Parcerias Público-Privadas (PPPs) até com outros Estados. "O primeiro passo nós já estamos dando, e com vontade se faz tudo. Depois que a zona for criada, com certeza virão pessoas e empresas interessadas em realizar negócios e comercializações dentro da nossa zona".

Localização estratégica

O projeto da Zona Franca de Teresina - Meio Norte do Brasil é baseado na localização geográfica da capital piauiense, tendo em vista que Teresina é uma cidade equidistante de Belém (960 km), Palmas (1.190 km), Recife (1.100 km), Natal 1.100 km) e Salvador (1.100 km), está no meio de Fortaleza (590 km) e São Luís (430 km) e Petrolina / Juazeiro da Bahia (590 km). 

A localização é a mais estratégica de uma capital brasileira para se projetar como centro distribuidor de mercadorias e serviços, pois neste raio localizam-se mais de 50 milhões de consumidores e portanto, a implantação da zona traria benefícios importantíssimos para a cidade e para o desenvolvimento de todo o Estado.

Flash de Lyza Freitas
Redação de Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais