Cidadeverde.com

Cerca de 50 cursos na Uespi podem ser fechados por falta de professores efetivos

Cerca de 50 ofertados pela Universidade Estadual do Piauí estão em situação irregular e podem ser fechados. As informações são da Associação de Docentes da Uespi (Adcesp) que destaca que a Universidade não cumpre a determinação do Conselho Estadual de Educação que prevê o número mínimo de cinco professores efetivos para cada curso. 

Ainda de acordo com a Adcesp, outros dez cursos tiveram o reconhecimento denegado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). Os representantes da Associação ressaltam ainda que a lei estadual nº 124/2009 determina que todos os professores da Uespi deveriam ser concursados efetivos em até quatro anos, ou seja, até 2013.
 
"A própria Uespi tem um programa de desenvolvimento institucional em andamento e acredito que a comunidade universitária vai saber aonde há déficit, cursos que são ineficientes e outros que são necessários. Reitores, professores, alunos e demais servidores da instituição irão apontar os rumos das Uespi", disse o secretário estadual de Administração, Franzé Silva. 

O diálogo entre a Adcesp e o Governo está sendo intermediado pelo Ministério Público. 

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o gestor comentou ainda sobre as propostas apresentadas aos docentes e técnicos da Uespi que estão em greve há quase um mês. Para os docentes, a divisão das promoções e progressões, anteriormente proposta em três parcelas, agora fica em duas, a serem realizadas em junho e outubro deste ano. Para os técnicos, o pagamento seria concluído em junho, sem a necessidade de parcelamento. Para os alunos, o Governo sinalizou investimentos no montante de R$ 15 milhões, a serem  aplicados em projetos apresentados pela própria comunidade acadêmica. 

"As categorias já conversaram comigo, com o secretário de Governo Merlong Solano e até mesmo com o governador Wellington Dias. A negociação está avançada e o Governo apresentou proposta bem clara. Essa mediação é importante porque é mais um canal de diálogo para se debater os problemas da Uespi. Dentro das possibilidades financeiras do Estado, o Governo já acenou concretamente sobre as propostas", disse Franzé Silva. 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais