Cidadeverde.com

Saúde: Notícia da Manhã esclarece dúvidas sobre pneumonia

Imprimir

 

O quadro saúde do Programa Notícia da Manhã desta terça-feira (17) falou sobre as principais causas da pneumonia, uma infecção grave que afeta os pulmões e se não for tratada adequadamente pode ser fatal. Na noite do ultimo domingo (15), o cantor Cauby Peixoto teve morte diagnosticada pela infecção.

Para esclarecer as causas e consequências da doença, o programa contou com a participação do médico pneumologista João Luiz Vieira. De acordo com o profissional, crianças e idosos são mais suscetíveis a contrair a infecção, pois tem menor resistência do organismo e são mais facilmente acessados pela doença.

Para prevenir, o médico orienta que assim que o paciente notar os sintomas iniciais, como febre e tosse, buscar orientação médica e começar logo com os cuidados antibiótico-terápicos, além de reduz a infecção de outras pessoas. Outra medida é diminuir a chance de ter baixa imunidade. Uma das formas mais comuns de baixar a imunidade é o contato com viroses, como a gripe, principal porta de entrada para a pneumonia.

Durante a entrevista, telespectadores aproveitaram para tirar dúvidas sobre sintomas, como por exemplo, se é verdade que na pneumonia a febre aparece sempre no mesmo horário. Sobre o assunto, o médico esclareceu que ao contrário do que se pensa, a febre não aparece no mesmo horário, mas sim em intensidade alta e ininterrupta.

Sobre a letalidade da doença, o profissional disse que a maior incidência de pneumonia em pacientes hospitalizados e em UTIs se dá pelo fato da baixa imunidade em que estes pacientes se encontram na maioria dos casos e porque geralmente as bactérias que circulam nestes ambientes são mais resistentes.  

“Ocorrendo a suspeita, recomenda-se ir o médico e uma vez diagnosticada a doença, iniciar imediatamente o tratamento. Além disso, é importante manter repouso, também do ponto de vista da não contaminação, mantendo a restrição domiciliar para minimizar as chances de espalhar a patologia”, orientou o pneumologista.

Veja a entrevista completa:

 

 

Da Redação

[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais