Cidadeverde.com

CPI do Carf ouve piauiense considerado 'lobista' acusado de extorsão

Imprimir

Fotos: Cleia Viana / Câmara dos Deputados

O lobista piauiense Halysson Carvalho Silva é um dos três envolvidos na operação Zelotes que prestam depoimento na tarde desta quinta-feira (19) na CPI do  Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), na Câmara dos Deputados. Além dele, devem falar aos parlamentares o ex-conselheiro do Carf José Ricardo da Silva e o sócio dele Eduardo Gonçalves Valadão.

Os três, já denunciados à Justiça, estão amparados por habeas corpus que dão a eles o direito de não responder as perguntas dos deputados. O advogado Eduardo Gonçalves Valadão e Halysson negaram envolvimento com o órgão.

“Nunca andei no Carf, não sabia nem o que era o Carf”, disse Halysson.

Halysson Carvalho Silva, acusado de extorsão, teria sido contratado pela SGR Consultoria Empresarial para ameaçar os lobistas Mauro Marcondes e Cristina Mautoni, sócios da empresa de consultoria Marcondes e Mautoni, para pagarem propina relativa à aprovação de medida provisória que teria beneficiado a Mitsubishi do Brasil.

Marcondes, em depoimento à CPI, preferiu ficar calado, mas confirmou com um gesto de cabeça ter sido ameaçado por Halysson, ao ser questionado pelo deputado Izalci (PSDB-DF).

Segundo os investigadores, Mauro Marcondes teria se recusado a repassar parte do que era devido à SGR, que passou a ter dificuldades financeiras para pagar seus compromissos. Halysson Silva foi então contratado pela SGR para ameaçar Marcondes.

Halysson Carvalho também é suspeito de extorsão contra o empresário Eduardo Souza Ramos, representante da Mitsubishi Motors no Brasil, em troca de US$ 1,5 milhão.

No ano passado, em depoimento à CPI do Carf no Senado, Halysson disse não ter relação com o Carf e chegou a dizer que não sabia nem o que era o órgão. Segundo ele, seu nome foi usado para extorsão.

Veja aqui condenação do piauiense

Com informações da Câmara Federal
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: CPICarf