Cidadeverde.com

Tuitaço #LutoPelaUespi vira assunto mais comentado no twitter

Imprimir

A hashtag #LutoPelaUespi  chegou ao trending topic (assuntos mais comentados no país) do Twitter na tarde deste sábado (21). Os pedidos por melhorias na Universidade Estadual do Piauí (Uespi) geraram mais de 4 mil tweets na rede social. Após algumas reuniões com o governo do Piauí solicitando mais atenção pela instituição, a reivindicação agora no twitaço é para que o governador Wellington Dias negocie. Professores da universidade e técnicos estão em greve há um mês.

"Estamos prestes a perder um semestre inteiro de trabalho. Prejudicar milhares de alunos. Negocia W Dias. #lutopelauespi", disse um internauta no twitter.

Na última terça-feira, a hashtag #SOSUESPI também foi um dos assuntos mais comentados no Twitter, chegando ao Trending Topics. Na data, a presidente da Associação dos Docentes da UESPI (Adcesp),  Lina Santana, explicou que o twitaço era para socializar as últimas notícias após uma reunião com o Ministério Público, onde foi constatado que dos 108 cursos da Uespi, 65 funcionam em situação irregular. Com base nisso, o promotor Fernando Santos entende que esses cursos devem ser fechados. 

Dos 65 cursos em situação irregular, 53 não têm o número mínimo de cinco professores efetivos. Os demais cursos podem fechar baseado em outros fatores. 

No começo da semana também, estudantes e servidores ocuparam por quase 24 horas o plenarinho da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

Para tentar por fim a greve, o Governo se comprometeu em dividir as promoções e progressões, anteriormente proposta em três parcelas, em duas, a serem realizadas em junho e outubro deste ano, para os professores. Para os técnicos, o pagamento seria concluído em junho, sem a necessidade de parcelamento. Para os alunos, o Governo sinalizou investimentos no montante de R$ 15 milhões, a serem aplicados em projetos apresentados pela própria comunidade acadêmica. 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Uespi