Cidadeverde.com

Proposta do Governo é discutida com professores para dar fim a greve da Uespi

Imprimir

As novas propostas apresentadas pelo Governo do Estado para dar fim à greve na Universidade Estadual do Piauí (Uespi) serão discutidas com professores em assembleias da categoria. Nesta segunda-feira (23), terminou em bate-boca a reunião entre os docentes, reitor da instituição, Nouga Batista, e o secretário de Administração, Franzé Silva. 

A presidente da associação dos Docentes da UESPI (ADCESP), Lina Santana, reconhece que as negociações têm avançado, mas que as propostas precisam ser mais bem discutidas. "Mesmo com impasse de ontem, não voltamos ao zero. Algumas pautas da greve foram parcialmente atendidas. Acreditamos que o secretário de Administração será bem razoável com o que ocorreu ontem. Acredito que teremos um bom êxito", disse Santana. 

A professora ressalta que o maior impasse da classe com o Estado está na questão das promoções, progressões e mudança de nível. "Isso causa grande impacto financeiro nas pessoas que pediram rescisão de outros empregos para se dedicarem, exclusivamente, a Uespi. Nesse quesito, o Governo fez uma proposta de parcelamento em duas vezes, mas entendemos que esse parcelamento não é razoável para a categoria, isso sem ver os retroativos. Além dissoo tem a questão salarial que não chegamos nem a discutir", disse.

A greve não é somente dos professores, mas envolve técnicos e alunos da Uespi. Em entrevista ao Jornal do Piauí, Franzé Silva ressalta que o Governo tem sido sensível às reivindicações e desde o início está aberto ao diálogo. 

"O governador tem ouvido a categoria desde o primeiro ponto de pauta. Retiramos a Uespi da Lei Geral de Lotação; a questão dos professores que haviam concluído mestrado e doutorado, o governador disse que ia regularizar a situação de cada um deles", disse. 

Em relação aos técnicos administrativos, o secretário ressalta que há um projeto de lei a ser encaminhado para a Assembleia Legislativa do Piauí, para que seja reajustado a tabela destes servidores. "Não é o que os técnicos estavam pretendendo, mas é a capacidade financeira do Estado no momento", reitera. 

O secretário explica que, para os alunos, o Governo pretende regularizar as bolsas dos discentes, estabelecendo um calendário de pagamento, bem como ampliar o alcance, passando de 800 para 1 mil. Além disso, o gestor conta que foram destinados R$ 25 milhões para investimentos na estrutura da Uespi como reformulação de biblioteca e equipamentos, reforma do prédio entre outros. 
"O governador deu liberdade para que a comunidade universitária apresentasse projetos que totalizassem esse valor. Todos os pontos de pautas foram negociados. Não atendeu a 100% o anseio da categoria, mas nenhuma categoria conseguiu esse 100%. Mas o que deve ser considerado é que cada categoria quando consegue um avanço, espera um novo momento de negociação. Isso não tem acontecido com a Uespi: quando apresentamos uma proposta, eles aparecem com uma nova pauta", disse Franzé Silva. 

O secretário comentou ainda sobre o edital do concurso de professores. "O governador já autorizou que a administração superior da Uespi organize uma comissão para fazer o edital do concurso para professores efetivos", finaliza. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais