Cidadeverde.com

Começa hoje o Congresso Internacional de História e Patrimônio Cultural

Imprimir
O centro de convivência localizado ao lado da Biblioteca Central da Universidade Federal do Piauí será o palco de abertura do Congresso Internacional de História e Patrimônio Cultural, que ocorre de 17 a 22 de agosto.
 
Neste domingo, ocorre a solenidade de abertura com a presença de autoridades políticas, culturais, pesquisadores, estudantes e professores de diversas áreas, dentre eles historiadores, antropólogos, arquivistas, geógrafos, comunicadores sociais dentre outros.
 
A conferência que abre o evento será proferida pelo presidente nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Luis Fernando de Almeida, que falará a respeito das relações entre Patrimônio, História e Sociedade. A representante do IPHAN no Piauí, Diva Figueiredo também estará presente.
 
Toda a comunidade interessada em discutir história, memória, ensino, bens culturais e patrimônio material e imaterial é convidado a participar da abertura, que além da presença de autoridades do mundo político, artístico e cultural contará com uma exposição fotográfica que leva o nome de "Bens Culturais do Piauí".
 
De acordo com a professora e historiadora Áurea Paz Pinheiro, coordenadora do congresso, o evento tem como objetivo ampliar discussões sobre Ensino, História, Memória, arte, africanidades, educação patrimonial e ambiental, "congregando profissionais das mais diversas áreas do saber, mas buscando romper as fronteiras da universidade e chegar ao cidadão comum".
 
Integram o Congresso, que acontece até o dia 22 de agosto, na Universidade Federal do Piauí, I Fórum de Arte Santeira, I Fórum de Arquivos, I Fórum de Comunidades Quilombolas e o Salão de Arte Santeira e Regional do Piauí; somando-se a isso 16 palestras, 3 mesas-redondas, 8 grupos de trabalho e 10 mini-cursos, além das conferências, exposição de documentários e fotos e atividades culturais.
 
O Congresso é uma iniciativa da Associação Nacional de História, Seção Piauí [ANPUH?PI] e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [IPHAN -19ª SR] e conta com a parceria do Governo do Estado do Piauí, Prefeitura Municipal de Teresina e Universidade Federal do Piauí.

 

Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: