Cidadeverde.com

Cineas pede reconhecimento ao talento de Maria da Inglaterra

Imprimir

O Feito em Casa, deste sábado(28), recebeu no quadro "Conversa na Calçada" a Maria da Inglaterra e o produtor musical Zé Dantas. A entrevista foi sobre a necessidade de se valorizar e reconhecer a história da artista, bastante popular em todo o Piauí. Ela, lembrou Zé Dantas, já se apresentou em vários Estado do Brasil, inclusive, na sala da Funarte, no Itaúcultural e em programa nacional de televisão. Atualmente, a cantora tem um nódulo na garganta que a dificulta cantar.

Cineas ressaltou a necessidade das pessoas conhecerem a história da Maria da Inglaterra e pediu para que o público adiquirisse os cds["O Peru Rodou" e "Alegria de Viver"] e o dvd['Maria entre amigos"], materiais produzidos por Zé Dantas e que podem ser encontrados na Tokata. O dvd, que também é um documentário, pois nele Maria narra sua trajetória e há vários depoimentos, grandes nomes da música piauiense intrepretam as canções de Maria da Inglaterra. Artistas como Gonzaga Lu, Soraia Castelo Branco, Rosinha Amorim e Iracema Teles participaram da produção sem cobrar nada.

"A Maria tá viva, a Maria tá lúcida e a Maria tá precisando. Precisa do reconhecimento. O que custa comprar um cd, um dvd e ter em casa um registro de uma artista que honra e dignifica o Piauí", enfatizou o apresentador.

Na conversa, Cineas também fez um apelo ao secretário de cultura, Fábio Novo, para que implementasse a lei de preservação do patrimônio vivo, de autoria da deputada Flora Isabel e já aprovada e sancionada. A lei garantirá um salário mínimo mensal a artistas como Maria da Inglaterra, a sanfoneira Sebastiana e o mestre Severo.

Ainda durante a entrevista Cineas parabenizou e agradeceu Zé Dantas pelo carinho e cuidado do produtor com a artista. Zé Dantas lembrou que acompanha Maria há muito tempo, desde quando ela se apresentava na praça Saraiva com o seu trio Luzilândia. O produtor disse gostar das composições de Maria da Inglaterra, que considera "músicas boas que ficam na memória". Para ele, Maria da Inglaterra é uma artista popular, que veio da raiz.

Assista na íntegra a entrevista!

Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais