Cidadeverde.com

Jonathas Nunes lança livro sobre história de seus pais neste sábado (11)

Imprimir

O ex-reitor da Universidade Estadual do Piauí e membro da Academia Piauiense de Letras, Jonathas de Barros Nunes, lança, neste sábado (11), a obra "A moça da igreja e o homem da rosa vermelha", um resgate da história de vida de seus pais Maria Baldoíno de Barros (dona Cota Nunes) e Aurino da Rocha Nunes.

A relação de amor familiar é contada por Jonathas Nunes movido pela saudade e pelas lembranças, porém de forma contextualizada, permeando  a história da cidade de Picos, onde tudo começou, a letargia política que predominava em todo o interior nordestino e o sonho de prosperar em terras melhores. Picos era esse oásis, banhado pelo rio Guaribas, um vale de oportunidades de trabalho, com terra abençoada.

"Meus pais nasceram na última década da década de 1800. Famílias inteiras, fugindo das intempéries do sertão, encontraram ali a topografia do vale estuante de vida, cercado e protegido pelos picos picoenses. Duas famílias estão nesse meio. Dois de seus integrantes, nascidos na última década do século dezenove merecem aqui destaque. Um deles exibe na linhagem  a presença dos Nunes, Rocha, Pereira e Araújo. O outro abre os olhos para a vida e chega aos Picos em plena noite de Natal de 1899; traz na fisionomia a eugenia dos Baldoínos, Barros, Leal e Borges. São movidos pelo fervor religioso, herdado do laço ibérico", descreve o autor.

A obra é apresentada pela professora Maria Oneide Fialho Rocha, também ex-reitora da Uespi e integrante dessa linhagem familiar. Segundo Oneide, Jonathas, "no seu afã de pesquisador, adentrou nos caminhos da saga familiar, bebendo nas fontes da história oral e escrita. Nessa dinâmica, consultou arquivos, jornais, livros e sites em busca  de pedras preciosas da história de sua família".

"A moça da igreja e o homem da rosa vermelha" será lançado em uma solenidade que ocorrerá neste sábado (11), na sede da Academia Piauiense de Letras. Jonathas receberá os cumprimentos de autoridades, políticos piauienses, membros do Tribunal de Justiça, do Governo Estadual e do Poder Legislativo.

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais