Cidadeverde.com

Salipi teve início nesta sexta-feira; Confira programação

Imprimir

A Youtuber e escritora Jout Jout e o cantor e compositor Leoni são atrações do Salipi.

O Salão do Livro do Piauí (Salipi) foi aberto na noite desta sexta-feira (11) e oferece extensa programação durante todo o final de semana no Espaço Rosa dos Ventos, no campus da Ufpi em Teresina.

Feiras de livros, palestras, programação infantil, música, dança, artes visuais, história, lançamentos de livros e muito mais. “Estamos reunindo aqui na Ufpi as mais diversas linguagens. Queremos atender os mais diversos públicos e abrir espaço para manifestações artísticas e culturais diversificadas é a melhor maneira”, destaca Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote, organizadora do Salipi.

Uma novidade desta edição é a participação dos alunos de Arquitetura e Urbanismo da Ufpi, responsável pela criação de instalações pelo Espaço Rosa dos Ventos. Sob a orientação da professora Ana Rosa Negreiros, os estudantes estão colocando em prática os aprendizados sobre volumetrias, ângulos, formas, nós e vértices. “São alunos que estão iniciando agora no curso e estão praticando as bases da arquitetura a partir das instalações. Trouxemos a ideia de criar uma teia em um dos corredores, varais, uma lousa e outras intervenções para mostrar na prática as dificuldades dos trabalhos em grupo, a criação coletiva, em como lidar com o acaso e ainda trazendo provocações para quem passa”, destaca a professora.

Uma dessas provocações é a lousa “Before I dee”, assinada por Candy Chang e recriada no Salipi com a autorização da autora. “Essa instalação já foi recriada em mais de 70 países. Convidamos as pessoas a completarem as frases e traz uma interação interessante com o público. Vamos apagar todos os dias para que mais pessoas possam interagir”, afirma Ana Rosa.

No Cine Teatro, a programação de palestras também promete. Na noite deste sábado, a partir das 19 horas, a Federação Espírita do Piauí traz a discussão sobre “O Suicídio na visão espírita” com Bernardo Filho. No domingo, das 14 às 17 horas, o Conselho Regional de Psicologia discute a Tanatologia, que consiste em como preparar as pessoas para enfrentar o luto e a perda de pessoas queridas. À noite, a partir das 19 horas, o americano Jack Draper, professor da Universidade de Missouri, escritor e pesquisador, profere palestra sobre “O forró: síntese ou duelo do rural e urbano?”.

O Salipi segue até o dia 19 durante todo o dia. Vem que já está aberta a temporada do livro no Piauí! Confira a programação completa clicando aqui.

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais