Cidadeverde.com

Rede é usada para melhor desenvolvimento de bebês prematuros

Imprimir

A Maternidade Municipal Professor Wall Ferraz, bairro Dirceu, tem mais uma forma eficiente de atendimento aos bebês prematuros. Dentro do berço são colocadas redinhas que simulam o aconchego uterino e o bebê se desenvolve mais rápido e com melhores condições de saúde.

A pequena Suyane nasceu há menos de 10 dias com 34 semanas de gestação e há alguns dias está na redinha para ter melhor desenvolvimento.  A mãe da criança já percebe a diferença. “Ela está mais tranquila, evoluindo melhor e percebo que tem feito muito bem para a minha filha”, relata a mãe da criança Cyane Maria de Jesus Carvalho.

A redinha é usada nos berços da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e na Unidade de Cuidados Intermediários (UCINCO). A iniciativa é do setor de fisioterapia da maternidade que tem profissionais que acompanham o progresso de recuperação dos bebês.

A fisioterapeuta Keila Bandeira destaca que na redinha o recém-nascido se posiciona melhor. “É uma intervenção simples, não invasiva e de baixo custo e comprovada com estudos científicos. Proporciona uma melhor organização dos movimentos, da mecânica respiratória e da qualidade do sono dos bebês”, diz.

A coordenadora de Fisioterapia da Maternidade Prof. Wall Ferraz, Franciane Carvalho, destaca que os bebês na redinha também melhoram a sucção dos dedos da mão e desenvolvem movimentos como a colocação da mão na face.

A presidente da Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), Fátima Garcêz, especifica que iniciativas como essa contribuem para melhorar todo o atendimento. “São ações como essa que demonstram o alto nível dos profissionais e contribuem para que todo o atendimento tenham mais qualidade”, avalia.

O método hammock palavra em inglês que significa rede foi adotado em UTI Neonatal  na Austrália.  No Brasil algumas maternidades já utilizam o método para melhor desenvolvimento de recém-nascidos prematuros.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais