Cidadeverde.com

Antes do voto decisivo, Tia Eron se isola em casa e não fala com deputados

Imprimir

A deputada Tia Eron (PRB-BA): pressão para decidir sobre relatório que pede cassação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) (foto: Ailton de Freitas)

BRASÍLIA — Se a ideia era participar de uma votação histórica, a deputada Tia Eron (PRB-BA) certamente não imaginava a encrenca em que se meteria ao aceitar substituir no Conselho de Ética o deputado Fausto Pinato (PP-SP), que trocou de partido e jogou em seu colo o abacaxi de dar o voto decisivo no processo de cassação do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Desde a semana passada, quando fugiu da sessão do Conselho, a deputada baiana vive trancada em casa, sem contato com parlamentares e recebendo todo tipo de pressão e ataques por causa da avaliações de aliados e membros do Conselho de que ela estaria propensa a votar pela absolvição do deputado amigo.

Enquanto parlamentares do PRB avisam que não aceitam pagar pelo desgaste de um voto pró-Cunha, nas redes sociais Tia Eron recebe pressão pesadíssima de eleitores que dizem até que ela vai queimar no fogo do inferno ao lado de satanás. Sua assessoria diz que que ela está em Brasília, isolada, sem falar com ninguém, e a única certeza é que ela vai votar. Deputados próximos tentam contato telefônico desde semana passada. Ela promete ligar de volta, mas não retorna.

O deputado Celso Russomano (PRB-SP), candidato à prefeitura de São Paulo, o senador afastado Marcelo Crivela (PRB-RJ), candidato à prefeitura do Rio, e outros parlamentares decidiram tentar desvincular um possível voto pró-Cunha como uma decisão pessoal de Tia Eron, pelo qual ela se responsabilizaria pelo desgaste, e não o partido como um todo.

— Conversei com o Russomano e com o Crivela, e vamos dizer a população que o voto é da Tia Eron, não é nosso, que somos a favor da cassação do Eduardo Cunha. Vou gravar um vídeo hoje e divulgar para deixar claro que não aceito pagar pelo voto da Tia Eron. Ela que assuma as consequências do seu voto, o voto é dela, não é do partido — protestou o deputado César Hallum (PRB-TO).

Mas, se há irritação com o possível voto pró-Cunha dentro do PRB, é das redes sociais que vem os ataques mais pesados tanto contra a deputada, quanto ao PRB e aos candidatos Russomano e Crivela.

Na mensagem publicada por Tia Eron em sua página do Facebook para explicar o sumiço na sessão do Conselho semana passada, nada menos que 56.565 pessoas se manifestaram pedindo que a deputada baiana “crie vergonha na cara” e não vote para absolver um “corrupto”. Se votar com Cunha, dizem, pode dar adeus ao mandato.

“Tia Eron, sabia que quem vota a favor de corrupto faz pacto com o Satanás!? E que quando morre vai direto pro inferno levar chicotada do capeta com banho de óleo fervente!? Além disso, não se elege mais nem pra síndica de prédio!!”, diz o comentário de Zen Araújo na mensagem da deputada.

Nem o presidente interino do PRB, o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), escapou da ira dos internautas em uma mensagem postada no domingo, Dia dos Namorados.

“O ?#?amor? está no ar! Marque seu mozão aqui nos comentários e compartilhe com a gente o que faz seu namorado ou namorada ser totalmente 10! O verdadeiro amor nunca se desgasta”, convidou o senador, em uma foto cor de rosa ao lado da esposa.

Não deu outra, uma enxurrada de mensagens indignadas cobrando o voto pela cassação de Cunha foi o que o presidente do PRB recebeu como resposta.

“O verdeiro amor nunca se desgasta, mas a imagem dos políticos e de partidos,sim. Votar contra a cassação de Eduardo Cunha é desgastar ainda mais a já péssima imagem dos políticos e partidos brasileiros. Quem não se coloca contra a corrupção se declara a favor dela. Que esteja preparado, depois, para o reflexo do seu posicionamento nas próximas eleições”, escreveu a internauta Vivian Magalhães.

Aliados de Cunha dizem que o presidente afastado, quando houve a troca de Pinato por Tia Eron, tinha certeza de que ela votaria com ele: a deputada é evangélica, recebeu relatorias de Cunha e era considerada de sua confiança.

Entrar para o conselho não é algo que a maioria dos deputados escolhe. Na semana passada, parlamentares também achavam que ela votaria com ele ou abriria espaço para o deputado Marun (PRB-MS) votar como suplente. Mas, mesmo aliados dizem que cada dia é um dia.

— Evangélico tem família, vizinhos, começam argumentar: “bacana sua fulana, inocentando corrupto!” Onde estudam os filhos dela? Se ela está sofrendo pressão, imagina os parentes — diz um aliado de Cunha, admitindo que o voto dela poderá surpreender :

— Mas, Tia Eron é malandra, sabida. Faz o que é conveniente.

Cunha não tinha relação maior com Marcos Pereira, hoje ministro e presidente licenciado do PRB. O presidente da Câmara afastado chegou a comentar que Pereira não cumpria acordos. Mas, depois, com o apoio para a sua eleição à Presidência, disse que Marcos Pereira era correto. A ligação dos dois se estabeleceu a partir da eleição de Cunha para a presidência da Câmara.


Fonte: O Globo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais