Cidadeverde.com

Somente mudar de técnico não muda o futebol da Seleção Brasileira

Imprimir

A Seleção Brasileira sofreu uma humilhante eliminação da Copa América. Em três jogos, venceu apenas o Haiti, empatou com o Equador e perdeu para o Peru.

O futebol apresentado pelo Escrete Canarinho ficou muíto abaixo de suas tradições, dos seus títulos e do respeito que ostentou durante décadas no cenário internacional. 

Após o desastre que marcou nossa participação na Copa do Mundo de 2014, aqui mesmo no Brasil, estamos enfrentando dificuldades na Eliminatória Sulamericana para 2018 na Rússia.  O Brasil é atualmente o sexto colocado entre os 10 países participantes.

Será mesmo que tudo se resolve com mudança de técnico ? Nos últimos 10 anos a Seleção mudou 5 vezes: Carlos Alberto Parreira, Dunga, Mano Menezes, Luiz Felipe Scolari e novamente Dunga. 

Nesse período foram realizadas 3 Copas do Mundo e o Brasil nem mesmo  chegou a uma semifinal. Quantos jogadores foram convocados em 10 anos ? Nenhuma formação conseguiu exibir um futebol a nível de um País que tem 5 títulos mundiais e ainda esteve em mais duas finais, ficando com o vice-campeonato.

Nossos jogadores vivem muíto preocupados com corte de cabelo, tatuagem, brinco, exibicionismo exagerado, individualismo, planejamento de comemorações de gols, muítas ridículas até.  E grande parte da imprensa gosta e aplaude. Chega a destinar espaços em programas de Tv para esses ítens, que nada acrescentam de importante para o futebol.

Os técnicos nada sabem de táticas de futebol ou os jogadores não estão nem aí para esse negócio de tática ? A imprensa esportiva precisa se aprofundar na análise de um jogo de futebol e não ficar na mesmice de culpar o técnico e continuar chmando os jogadores de heróis, de gênios, de melhor do mundo, por uma jogada qualquer ao longo de uma partida.

Em que nível está o futebol dentro dos clubes brasileiros ?  Você está gostando dos espetáculos oferecidos pelos grandes clubes no Campeonato Brasileiro ? Lembramos também que nos últimos anos nosso futebol fracassou no Mundial de Clubes. O Santos tomou um baile do Barcelona, Internacional e Atlético Mineiro nem passaram do primeiro jogo. Em 2013, na transação de Neymar, o Santos Futebol Clube, de fama mundial, foi jogar com o Barcelona e apanhou de 8 x 0. Isso mesmo: 8 x 0.

Ficar também só culpando as graves denúncias de irregularidades na CBF, não melhora a qualidade do nosso futebol. Os jogadores chamados para a Seleção vivem muíto bem. São ricos e não estão nem aí para quem preside a CBF. Nas suas contas bancárias são feitos os créditos dos valores aos quais têm direito, ganhe ou perca a Seleção do Brasil.

Perdida a Copa América de maneira ridícula, temos agora pela frente a Olimpíada do Rio de Janeiro e a sequência das Eliminatórias Sulamericanas.

Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais