Cidadeverde.com

Sem energia, moradores do bairro Mário Covas dormem nas calçadas

Imprimir

Atualizada às 14h30

Moradores do bairro Mário Covas, zona Sul de Teresina, estão dormindo nas calçadas de casa há pelo menos cinco dias por conta da falta de energia elétrica no bairro. Segundo eles, os curtos circuitos são constantese estão causando o problema. O calor é intenso e a grande quantidade mosquitos não deixa que os moradores fiquem dentro de casa. 

Ana Cristina, dona de casa e moradora do bairro, está dormindo com os filhos na calçada de casa, porque não consegue ficar no interior da residência.

"Eu sei que é arriscado, perigoso, mas a gente não tem o que fazer. Ficar lá dentro não tem condições", declarou. 

Outros moradores relatam o problema, que atinge pelo menos oito quadras do bairro. Segundo eles, a população fica mais tempo sem energia do que com o fornecimento garantido, ao longo do dia. Técnicos da Eletrobras Distrituição Piauí, segundo os moradores, vão diariamente ao bairro fazer reparos, mas novos problemas ocorrem dentro de poucos minutos. 

"Um dia eu cheguei em casa e um fio havia quebrado, estava em cima do portão da minha casa. Liguei, eles vieram arrumar, mas em meia hora teve outro curto circuito e quebrou o fio de novo. Eles vieram novamente e o fio de novo quebrou. É sempre assim, arrumam e o curto circuito acontece outra vez", disse outro morador.

Os moradores registraram em vídeos o momento dos curtos circuitos, que explode transformadores e oferecem risco às crianças, que costumam brincar nas ruas do bairro. A população pede uma solução para resolver o problema. 

Em nota, a Eletrobras Distribuição Piauí informou que instalou, ao meio-dia desta sexta-feira (17), um transformador com maior potência para atender à demanda elétrica da região do conjunto Mário Covas, onde o fornecimento de energia já foi restabelecido.

A Empresa ressalta que o problema de oscilação e falta de energia no conjunto Mário Covas é ocasionado por ligações clandestinas (gambiarras) existentes no Parque Vitória.

Em setembro de 2015, a Distribuidora iniciou o projeto de ampliação de rede de distribuição para a eliminação de gambiarras, após a Prefeitura de Teresina anunciar que a área era de interesse público para fins de desapropriação. No entanto, no mesmo mês, devido a litígio judicial entre a Prefeitura e o proprietário e atendendo à determinação judicial, a Eletrobras Distribuição Piauí teve que suspender o projeto de regularização de unidades consumidoras no local.

Maria Romero com informações do Jornal do Piauí
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais