Cidadeverde.com

Salão do Livro do Piauí será declarado patrimônio cultural de Teresina

Imprimir

Após nove dias de atividades culturais, o Salão do Livro do Piauí – Salipi, encerra hoje, 19, com uma grande novidade. O evento será declarado patrimônio cultural do município de Teresina com decreto assinado pelo prefeito Firmino Filho durante evento de encerramento no Espaço Rosa dos Ventos, na UFPI, às 19h. 

Segundo Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote, entidade responsável pelo evento, o título abriria as portas para mais investimentos e apoio à feira. “Sempre buscamos um Salão melhor para o público, especialmente para as crianças, e esse título é um reconhecimento importante desse trabalho”, comemorou o presidente. Ainda segundo ele, próximo ano o Salipi seguirá reunindo grandes nomes da literatura nacional e piauiense.
Outro benefício será a inclusão do evento no calendário oficial da capital. "Poderemos nos beneficiar com a inclusão do Salipi no orçamento popular também, o que irá nos possibilitar organizat uma feira ainda melhor. Já tínhamos o respaldo popular, agora temos também o do município", ecplicou Kássio Gomes.

Ainda em janeiro, os membros da Fundação Quixote se reuniram com o prefeito Firmino Filho (PSDB) e o vereador Antonio Aguiar, responsável pela indicação sugerindo que o Salão do Livro do Piauí seja declarado patrimônio cultural do município de Teresina foi uma iniciativa de Aguiar.

“A sociedade já abraçou o Salão, e acreditamos que o poder público é importantíssimo para que o evento não apenas prossiga, mas cresça a cada ano”, declarou Kássio Gomes.

Após a cerimônia de encerramento, o Salipi terminará em grande festa com apresentações abertas ao público da cantora Soraya Castelo Branco e Osvaldo Montenegro a partir das 21h.  

 A 14ª edição do Salipi tem como tema “Onde estou as palavras me acham”, do escritor Manoel de Barros, que é homenageado também por força de seu centenário de nascimento. O escritor português Virgílio Ferreira também está sendo homenageado. O patrono do Salão é o escritor Álvaro Pacheco, piauiense radicado no Rio de Janeiro.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais