Cidadeverde.com

Central De Libras é inaugurada em São João do Piauí

Imprimir

O governador Wellington Dias deu por entregue neste domingo, 19, a Central de Interpretação de Libras (CIL) no município de São João do Piauí. A implantação desse espaço é realizada através da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com a prefeitura.

A CIL permite que pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdo-cegos tenham mais facilidade no acesso a quaisquer serviços públicos. O órgão passa a oferecer atendimento de forma presencial, virtual e, quando solicitado, o acompanhamento de intérprete de LIBRAS ao local da demanda, com veículo próprio para o deslocamento.

Durante visita ao local, o governador ressaltou a importância do trabalho oferecido pela Central. "As pessoas com deficiência auditiva precisa tratar muitas vezes de um problema de saúde, de segurança e não tem como fazer isso por não conseguir se comunicar, aqui em São João são cerca de 1.500 pessoas com esse tipo de deficiência, então ela só vai conseguir se comunicar através de gestos, então o que estamos entregando é um ponto de apoio para essas pessoas onde elas terão acesso a um intérprete para ir vir com elas em caso de necessidade".

Segundo o secretário da Seid, Mauro Eduardo, a  Central passa a ser um elo de comunicação entre a pessoa com deficiência auditiva e a comunidade. "Ccaso eles precisem de um atendimento em um hospital ou outro tipo de serviço nós temos um intérprete de libra disponível para ir com ele ao local da demanda, além de um veículo disponível para levá-los até o local de atendimento".

Obras

Em São João, o governador ainda inaugurou a obra de alargamento e pavimentação asfáltica da Avenida Cândido Coelho, em toda sua extensão foram investidos cerca de R$ 2.738.289.03  pelo Governo do Estado, através do Departamento de Rodovias e Estradas (DER).

Durante a inauguração, o governador participou de uma ação do projeto Piauí Mais Verde, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, onde plantou mudas na avenida Cândido Coelho, que receberá através do projeto cem mudas de árvores nativas e frutíferas.

Foi inaugurada também a reforma e ampliação da praça Honório Santos, que conta agora com quadra de futsal, trailers, paisagismos, esculturas, bancos e enorme espaço para realização de feiras e festejos.

O Prefeito de São João, Gil Carlos, acompanhou o governador em todas as inaugurações e ressaltou. "Junto com o governador Wellington Dias estamos entregando um conjunto de obras em São João do Piauí que tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida da populaç

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Libras