Cidadeverde.com

Cinco coisas que você deve confessar ao educador físico antes de malhar

Imprimir

Cansou de ficar no sofá? Então é hora de correr para a academia, mas antes de começar a malhar é preciso entender qual é o seu nível de preparação física por meio de uma avaliação com um profissional. Nessa hora, não tenha medo de abrir o coração, compartilhar as informações é muito importante para estabelecer um treino eficiente e prazeroso. "Apesar de não ser uma regra nas academias, tampouco existir uma lei que obrigue a sua realização, a avaliação física é o primeiro passo para um treino bem estruturado e a conquista dos objetivos", explica Givanildo Matias, conselheiro da Sociedade Brasileira de Personal Trainers (SBPT). Além da pesagem e do teste de aptidão cardiorrespiratória, esse é o momento de tirar todas as suas dúvidas e contar ao professor quais são as sua expectativas. 


1 - Odeio musculação

Há quem não dispense os pesos e aparelhos das aulas de musculação. Mas se você é do outro time, não se engane. A educadora física Renata Galdino, avaliadora física da rede de academias Cia. Atlhetica, explica que esse desgosto pela atividade é muito comum, principalmente entre as mulheres. "O problema é que todas as mulheres, até aquelas que não precisam, querem emagrecer - e emagrecer sem fazer musculação deixa o corpo flácido", explica a especialista. Já que não tem jeito, monte um treino intercalando a musculação a exercícios que lhe sejam mais prazerosos, assim o treino fica eficaz e divertido ao mesmo tempo. Outra alternativa é optar pelo treino funcional, que tem como finalidade o fortalecimento muscular, mas por meios diferentes, ou o treino em circuito, que dá mais dinamismo à conquista de músculos.

2 - Sinto dores nas costas

Dor nas costas, nos joelhos, no quadril ou em qualquer outro lugar. Você deve contar ao seu professor todos os desconfortos que sente. "O relato de uma dor modifica todo o treino: alguns exercícios ficam proibidos, enquanto outros recebem destaque", explica Givanildo Matias. Ele exemplifica com o caso da hiperlordose lombar - aquela curvatura no final da coluna que deixa o bumbum arrebitado, principalmente nas mulheres. "Nesses casos, é preciso fazer adaptações ao praticar os abdominais, como levantar as pernas e redobrar a atenção para apoiar toda a coluna no chão." E outros exercícios, como o alongamento da musculatura lombar, ajudam a amenizar as dores e a sobrecarga na região.

 

3 - Meu objetivo é...

É importante deixar claro ao professor que vai te acompanhar durante todo o treino qual é o seu objetivo na academia. "O treino é estipulado conforme o objetivo pessoal - mas a avaliação pode ajudar o aluno a enxergar qual é a sua necessidade, mesmo que ele não saiba", explica Renata Galdino. A especialista lembra que é comum que mulheres tenham o objetivo de emagrecer, mesmo que não precisem, e os homens de ganhar mais massa muscular, o que, dependendo do tipo físico, não é possível. O avaliador entende as necessidades do seu corpo e é um aliado na hora de definir o treino. Confie!

4 - A academia me deixa desconfortável

Você é tímido? Não fique sem jeito. A academia pode mesmo parecer um ambiente pouco amigável, mas muita gente lá dentro está disposta a te ajudar. "Nós procuramos entender as dificuldades de cada aluno e oferecer soluções", explica Renata Galdino. "Para quem não gosta de se expor, aconselhamos procurar um personal trainer, até que esteja pronto para se socializar." Com ajuda dos professores, aos poucos você se acostuma com a academia e passa a se sentir parte dela.

5 - Não sei nem por onde começar

Está tão ansioso que não sabe nem o que começar a fazer na academia? Fique calmo, o professor pode te ajudar, e muito. "Nós usamos elementos chaves, como peso, medidas de circunferência corporal, percentual de gordura, teste de cardiorrespiratório, teste de força e, por último, uma avaliação postural para planejar a atividade física", explica Givanildo Matias. Esses pontos mostram quais são as necessidades do seu corpo e, junto com o que você contar - principalmente sobre suas atividades físicas - serão suficientes para montar um treino eficiente e prazeroso. Além disso, através dessa avaliação, ele vai poder te dizer se há ou não a necessidade de procurar um nutricionista para acompanhar o seu caso e intensificar os resultados da malhação.


Fonte: Minha Vida

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais