Cidadeverde.com

Orquestra Sanfônica anima São João do Cidade Viva

Imprimir
  • orq_6.jpg Marcelo Lopes
  • orq_5.jpg Marcelo Lopes
  • orq_4.jpg Marcelo Lopes
  • orq_3.jpg Marcelo Lopes
  • orq_2.jpg Marcelo Lopes
  • orq_1.jpg Marcelo Lopes

No dia de São João, 24 de junho, o Cidade Viva presenteou os telespectadores com um show da Orquestra Sanfônica “Seu Dominguinhos”, que cantou clássicos do forró pé de serra, ritmo que embala esse período do ano.

Neste mês de junho, a Orquestra já fez apresentações em eventos nos shoppings de Teresina, um concerto no Palácio da Música e participou da passagem da tocha olímpica pela capital, tocando na escadaria do Palácio da Cidade, sede da Prefeitura.

A Orquestra, criada há três anos, tem um cd gravado, intitulado “Sanfonia para Teresina”. Nele, o grupo mostra sua versatilidade musical e além do forró traz outros ritmos como valsa, tango e chorinho.

Com 22 integrantes, a Orquestra Sanfônica reúne gerações de músicos. Tocam juntos, por exemplo, seu Antônio Braga, sanfoneiro com 56 anos de carreira, e a Vanessa Lobão, uma das poucas mulheres a tocar sanfona, que aprendeu a manusear o instrumento há pouco mais de três anos. Segundo ela, virou sanfoneira por amor à Luiz Gonzaga, o rei do baião.

Seu Braga e Vanessa, assim como os demais músicos da Orquestra, também desenvolvem outros trabalhos. Muitos são instrumentistas em bandas de forró e alguns estão á frente de seus próprios trios pé de serra.

Sob a batuta do maestro Ivan Silva, a Orquestra Sanfônica é destaque no Brasil por ser, na quase totalidade, composta por sanfoneiros, mas também conta com baixo, zabumba, pandeiro e triângulo.

O grupo é mantido pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, e ao longo do ano faz apresentações em eventos oficiais da administração municipal e em entidades. Além disso, tem agenda aberta para shows particulares.

Veja o show da Orquestra Sanfônica!

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais