Cidadeverde.com

Feito em Casa: Presas contam suas histórias através da arte

Imprimir

Neste sábado(25), o Feito em Casa exibiu reportagem sobre o projeto de teatro desenvolvido na Penitenciária Feminina de Teresina, que tem a participação de 82 detentas e é coordenado pelo professor Waldsom Braga. Esse trabalho é baseado na história de vida de Frida Kahlo, pintora mexicana que retratava nas telas a sua vida, segundo ela, muito sofrida.

O projeto montou o espetáculo "Cartas da Minha Vida", já encenado no teatro 4 de setembro, que conta histórias verídicas das presas. O espetáculo conta com sete detentas no elenco, que narram suas histórias ou de outras companheiras do presídio.

O professor Valdsom Braga ressaltou que o projeto lida com a verdade e que o seu principal objetivo é dar oportunidade para que, através da arte, as detentas levem uma mensagem para a socidade. Segundo ele, a maioria gosta de escrever cartas, daí a inspiração para a montagem.

Para as detentas que participam do projeto é importante estar falando para a sociedade que elas não são "animais", palavra dita por uma delas, e que erraram como qualquer outra pessoa pode errar. As presas ainda definiram o projeto como um resgate da auto-estima. "Signifca muita coisa. Cada ensaio, cada dia, um momento que não tem explicação", falou outra.
 
As presas também classificaram o trabalho como uma nova oportunidade de vida e sentem-se agradecidas pela iniciativa. Todas afirmaram que mudaram a maneira de pensar, além de quererem continuar no teatro após serem soltas. Caso da Bianca, que mesmo livre volta para os ensaios. A ex-detenta disse que o teatro a fez superar traumas e revolucionou sua vida. "A Bianca de antes 'tava' para o que der e vier de coisas más. Hoje 'tô' para o que der e vier para coisas boas, totalmente diferente", falou.

Assista na íntegra a reportagem!


Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais