Cidadeverde.com

Turquia: Terrorismo deixa 32 mortos e 88 feridos

Imprimir

O Aeroporto Internacional Atatürk, em Istambul, foi alvo de um atentado terrorista que até o momento deixou pelo menos 41 mortos e 88 feridos. Contas nas redes sociais vinculadas ao grupo terrorista Estado Islâmico reivindicaram o ataque. 

De acordo com oficiais turcos citados pelo jornal inglês Guardian, a polícia teria atirado em dois suspeitos que abriram fogo contra pessoas presentes na área que antecede a checagem de segurança no aeroporto. O ministro da Justiça turco, Bekir Bozdagm, afirmou que um deles teria se explodido, num ataque suicida. O Atatürk é o maior aeroporto da Turquia e o terceiro mais movimentado da Europa, atrás apenas de Heathrow, em Londres, e do Charles de Gaulle, em Paris.

Trata-se do mais recente episódio de terror na Turquia. O país tem sido alvo de uma série de ataques do tipo tanto por parte de grupos jihadistas, como o Estado Islâmico, e por parte de grupos militantes curdos, como o Partido dos Trabalhadores Curdos (PKK, em sua sigla em turco), qualificado como terrorista pelos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). 

Em março, a explosão de um carro na capital, Ancara, deixou 37 mortos e mais de 100 feridos, em um ataque reivindicado pelo grupo Falcões da Liberdade do Curdistão (TAK, em sua sigla em turco). Dias depois, um homem-bomba se explodiu em um dos principais bulevares turísticos em Istambul, deixando cinco mortos e dezenas de feridos – o governo turco atribuiu o ataque ao Estado Islâmico.

Além da instabilidade na vizinha Síria, que favorece a entrada de jihadistas em território turco, o país se encontra imerso em um conflito pouco noticiado na região sudeste, área de maioria curda. 

Desde julho do ano passado, quando o frágil cessar-fogo entre o governo do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP, em sua sigla em turco), do presidente Recep Tayyip Erdogan, e o PKK se esfacelou, a área enfrenta estados de emergência e de sítio declarados em cidades e distritos por causa do enfrentamento entre as forças de segurança turcas e as milícias curdas. O Estado Islâmico tem incentivado ataques tanto contra alvos turcos quanto contra alvos curdos, por causa da atuação de milícias do Curdistão na guerra civil síria.

O setor do turismo, um dos maiores responsáveis pela entrada de divisas no país, é um dos principais impactados pela onda de ataques na Turquia – em março, as reservas para as férias de verão no país tinham caído pelo menos 50% em relação ao mesmo período em 2015.

Facebook

Assim como nos recentes atentados em Paris (França) e Bruxelas (Bélgica), o Facebook ativou uma ferramenta para moradores de Istambul e pessoas que estavam de passagem pela cidade turca avisarem aos seus parentes e amigos que estão bem.

O principal aeroporto da metrópole foi alvo nesta terça-feira (28) de um atentado terrorista que deixou pelo menos 28 mortos, segundo o último balanço oficial. O recurso criado pela rede social se chama "Facebook Safety Check", e basta os usuários clicarem no botão "safe" ("seguro").

Fonte: Terra e Época

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais