Cidadeverde.com

Exame feito pelo teste do pezinho está em falta no Piauí

Imprimir

Um dos exames realizados através do teste do pezinho, feito nos primeiros dias de vida dos recém-nascidos, está em falta nos hospitais e maternidades públicas do Estado há dois meses. Cerca de seis mil crianças já ficaram sem o resultado do exame para fibrose cística, que é uma doença genética, grave, sem cura, que afeta as glândulas exócrinas, provocando alterações nos pulmões, pâncreas, fígado e intestino, por uma falha da empresa que ganhou a licitação.

De acordo com a diretora técnica do Laboratório Central, Gildevânia Nascimento, a empresa vencedora de licitação não cumpriu as exigências impostas pelo Ministério da Saúde e foi desclassificada. A segunda colocada foi chamada e a previsão é que em até um mês ela consiga resolver o problema.

“A qualidade dos quites estava comprometida e temos que obedecer a parte burocrática e trabalharemos em ritmo acelerado para colocar em dia os exames”, destacou Gildevânia.

Ela garantiu que as outras doenças como anemia falciforme e hipertireoidismo estão sendo detectadas nos testes que são realizados com o exame no pé do recém-nascido. São pelo menos seis doenças que podem ter o diagnóstico precoce com este teste. 


Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais