Cidadeverde.com

Projeto constrói 87 cisternas em regiões secas do norte do PI

A esperança de dias melhores no campo começa a surgir na região Norte do Piauí. Teve início nesta terça-feira, 20 de setembro, a construção das primeiras cisternas calçadão pelo Centro Regional de Assessoria e Capacitação (CERAC), através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA Brasil).
 
A primeira comunidade beneficiada é o povoado Cajueiro, que fica localizado a 26 quilômetros do município de Milton Brandão.  Nessa comunidade serão construídas cinco cisternas calçadão que irá possibilitar às famílias o acúmulo de água da chuva para o consumo humano, produção de alimentos e criação de animais.
 
Para a próxima segunda-feira, 25 de setembro, está previsto o início da construção de mais cinco cisternas na comunidade Santo Antonio dos Viola, em São Miguel do Tapuio. Cada cisterna a ser construída levará uma média de dez dias para ficar pronta para o uso.
 
Segundo José Maria Saraiva, coordenador do CERAC, além das cisternas está previsto para o programa outras tecnologias de armazenamento de água como as barragens subterrâneas e tanques de pedra. ?Essas tecnologias estão inaugurando uma forma de vida mais justa, viável e sustentável para a população do semi-árido. São vários os desafios a serem superados, e os programas da ASA têm mostrado que é possível garantir água de qualidade o ano todo para as famílias?.
 
A cisterna calçadão é uma tecnologia que acumula 52 mil litros de água. A captação é feita através de um calçadão de cimento que mede 220 m², tamanho suficiente para encher o reservatório no período de pouca chuva (330 mm). A água armazenada na cisterna pode ser usada em sistemas de produção no entorno da casa, como quintais produtivos, cultivo de hortaliças e frutas, plantas medicinais e criação de pequenos animais.
 
A primeira cisterna calçadão da região Norte do Estado foi entregue no dia 25 de junho para o povoado Morada Nova II, de Castelo do Piauí. Na oportunidade foram capacitados dez pedreiros e pedreiras para a construção de 87 cisternas do P1+2 nos municípios de Assunção do Piauí, Buriti dos Montes, Castelo do Piauí, Juazeiro do Piauí, Milton Brandão e São Miguel do Tapuio.
 
O P1+2
 
O Programa Uma Terra e Duas Águas é uma estratégia da ASA Brasil de formação e mobilização social para convivência com o Semi-Árido. O Programa busca ir além da captação de água de chuva para o consumo humano, avançando para a utilização sustentável da terra e o manejo adequado dos recursos hídricos para produção de alimentos, promovendo a segurança alimentar e a geração de renda.
 
O P1+2 é desenvolvido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: