Cidadeverde.com

Seca no Piauí faz Conab importar milho do Mato Grosso

Imprimir

A seca acentuada levou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Teresina a importar o milho usado na alimentação animal no Estado. No galpão, situado no Distrito Industrial, na Zona Sul da Capital, há cerca de 400 toneladas de grãos que vieram do Mato Grosso, quantidade suficiente apenas para duas semanas. 

A Conab em Teresina é responsável por abastecer 90% das cidades piauienses. O superitendente da Conab, Alissosn Pego, ressalta que as perdas agrícolas no Estado chegaram a 60%, sendo 30% somente em relação ao milho. Na região do semiárido não chove há cerca de cinco meses.

"A situação é preocupante em todo o Nordeste. Tivemos um quebra de safra generalizada em todos os estados nordestinos, algo em torno de 60% relacionados a todos os grãos produzidos no Piauí.O milho é o principal insumo da ração animal em todas as cadeias e houve queda de 30% na produção, por isso a necessidade de importar grãos pra socorrer os criadores de animais", disse Pego. 

A saca do grão está sendo comercializado a R$ 54, 21. Picos está entre as cidades piauenses mais castigadas pela seca e pela ausência de alimento para o gado.

"Para adquirir a saca de 60 kg, estamos cadastrando novamente os pequenos e médios agricultores. Esse cadastro é importante para que possamos identificar a demanda e a necessidade real de cada criador para que a gente consiga fiscalizar a finalidade desse nosso estoque. Cada produtor pode levar aquilo que o plantel consome até 6 toneladas por mês", finaliza Pego.


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais