Cidadeverde.com

Servidores farão manifestação contra fechamento de comarcas

A polêmica em torno do fechamento das 37 comarcas no interior do Piauí promete se estender e, nesta segunda-feira (11), os servidores do judiciário realizam uma manifestação contra o projeto. Eles devem se reunir às 9h em frente ao fórum cível e criminal de Teresina. O projeto será votado no mesmo dia.

Em nota, o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Piauí – SINDSJUS- convoca os servidores e a população das cidades com as comarcas na iminência de serem fechadas, desativadas ou agregadas, o que eles caracterizam como “aquelas que serão fulminadas com as medonhas agruras causadas pela prejudicialidade da jurisdição afastada”.

As comarcas que devem ser afetadas pelo projeto são as de Antônio Almeida, Arraial, Alto Longá, Angical, Aroazes, Anisío de Abreu, Barro Duro, Bocaina, Beneditinos, Bertolínia, Caracol, Cristalândia, Conceição do Canindé, Curimatá, Campinas do Piauí, Elizeu Martins, Francisco Santos, Francinópolis, Ipiranga do Piauí, Itainópolis, Isaías Coelho, Jerumenha, Joaquim Pires, Landri Sales, Marcolândia, Monte Alegre, Nazaré do Piauí, Nossa Senhora dos Remédios, Parnaguá, Palmeiras, Paes Landim, Pimenteiras, Redenção do Gurgueia, São Gonçalo do Piauí, Santa Cruz do Piauí, Socorro do Piauí, Santa Filomena e Várzea Grande.

De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, o desembargador Erivan Lopes, o projeto ainda deve ser discutido com propostas de instituições para que a mudança ocorra de forma democrática.

A ideia é que, com a mudança, seja melhorada a produtividade das comarcas, que devem julgar em média 800 processos. A medida do Tribunal pretende agregar as comarcas menos eficientes deixando algumas cidades sem a presença das comarcas que serão transferidas para cidades vizinhas. 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais