Cidadeverde.com

Fechado há sete anos, Museu de Perypery será reformado

Imprimir

O Museu de Perypery, que abriga parte importante da história do Piauí e da cidade de Piripiri, será reformado. O secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, assinou no sábado (9), a ordem de serviço da obra, que irá começar nos próximos dias. No total, serão investidos cerca de R$ 123 mil na reforma do espaço. A assinatura da ordem de serviço aconteceu no auditório do Memorial Espedito Resende, uma das casas mantidas pela Secretaria Estadual de Cultura – Secult.

Fábio Novo também aproveitou a ocasião para anunciar a licitação que irá destinar R$ 250 mil para reforma do Memorial, que contará com uma estrutura adequada para receber grandes espetáculos, como os do Festival de Teatro Lusófono (Festluso), que acontece no final de agosto.

“Vamos entregar um museu à altura do povo de Piripiri. Com isso, a cidade será incluída no circuito de espetáculos do Festluso. Só cinco cidades piauienses vão receber o Festival e Piripiri será uma delas. Precisamos fazer intervenções simples no auditório do Memorial Espedito Resende para que seja uma casa de cultura no padrão que desejamos”, explicou.

Como exemplo, Fábio Novo citou as casas de Oeiras (Sobrado Major Selemérico) e de Floriano (Espaço Cultural Maria Bonita), que também foram entregues à população depois de anos sem funcionamento. “Com esses espaços revitalizados podemos trabalhar na descentralização da nossa cultura e assim disseminar grandes projetos, como o Boca da Noite e o Seis e Meia, que já estão sendo realizados em outras cidades do Piauí”, completa.

O prédio do Museu de Perypery foi construído na década de 1930 e possui um rico acervo de objetos de personalidades da cidade de Piripiri e políticos que também ajudaram a construir o Estado. No local já funcionou o Cine Éden, o Clube Elite, a primeira agência do Banco do Brasil na cidade, o Banco do Estado do Piauí, a Escola do Comércio e, desde 1987, abriga o Museu de Perypery.

Já o Memorial Espedito Resende foi erguido em 1985 e é mantido pelo Governo do Estado. Possui peças em exposição do Embaixador Espedito Rezende, um auditório com capacidade para 200 pessoas e ainda uma biblioteca com cerca de 2 mil obras.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais