Cidadeverde.com

Marcelo Castro é eleito candidato único do PMDB e disputará comando da Câmara

Imprimir

O deputado federal, Marcelo Castro, ex-ministro da Saúde, foi eleito pela bancada do PMDB para ser o candidato único do partido na eleição à presidência da Câmara dos Deputados, após mais de uma hora de reunião a portas fechadas.

O piauiense teve 28 votos e venceu o atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Osmar Serraglio (PR), no segundo turno de votação. No total, 46 votaram. O PMDB tem hoje a maior bancada da Casa, com 66 integrantes. 

Antes da reunião, Marcelo Castro havia dito à Agência Brasil que ia lutar pela candidatura única.

“Não tem por que nós criarmos a possibilidade de ter qualquer arranhão na base. Nós temos o projeto de um novo Brasil e esse novo Brasil passa por a gente ter condições de ter na Câmara a base que nós temos hoje. Não podemos correr riscos”, disse o ex-ministro.

O deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG) já havia se registrado para a disputa. Com a decisão de hoje, ele deve retirar a candidatura. 

Até o momento, 11 deputados já oficializaram suas candidaturas, para a votação que acontece amanhã em plenário.

Oposição

As informações são de que o PT deve apoiar a candidatura de Castro, mas a decisão só será selada depois de reunião do partido dos Trabalhadores no início da tarde. O PT decidiu não apoiar o nome de Rodrigo Maia (DEM-RJ), que pode ser o décimo segundo candidato a se registrar oficialmente. 

Rogério Rosso (PSD-DF), que foi o décimo a registrar candidatura na noite de ontem (11) é da mesma linha política de Maia, está . Líder do PSB, Rosso comandou a Comissão do Impeachment da presidenta Dilma Rousseff e é tido como um dos favoritos, entre os governistas, a ganhar a eleição.

Candidaturas

As candidaturas podem ser registradas até o meio-dia de amanhã (13), quando ocorre o primeiro turno de votações. 

O deputado piauiense Heráclito Fortes (PSB), o outro do Piauí que tinha registrado candidatura e o sexto a oficializar seu nome, declarou hoje (12) que retirará sua candidatura. Fortes deve apoiar o nome do mineiro Júlio Delgado, do mesmo partido.

Veja a lista dos 11 deputados que já registraram as candidaturas até agora:

Carlos Gaguim (PTN-TO): administrador, tem 55 anos e também está no primeiro mandato. Foi vereador e deputado estadual no Tocantins. Governou o estado após a cassação do então governador Marcelo Miranda e do vice Paulo Sidnei pelo TSE, em 2009.
Carlos Manato (SD-ES): médico, tem 58 anos e está no quarto mandato na Câmara. É o atual corregedor da Casa e já ocupou cargos de suplente na Mesa Diretora.
Cristiane Brasil (PTB-RJ): advogada e filha do delator do mensalão Roberto Jefferson. Está no primeito mandato na Câmara.
Evair Melo (PV-ES): administrador de empresas, estreou na Câmara na eleição de 2014. Atualmente, é um dos vice-líderes do PV na Casa.
Fábio Ramalho (PMDB-MG): empresário, está no terceiro mandato consecutivo na Câmara. Ele já foi prefeito do município de Malacacheta (MG), entre 1997 e 2004.
 Fausto Pinato (PP-SP): advogado, tem 39 anos e está em seu primeiro mandato. Chegou a ser eleito relator do processo contra Cunha no Conselho de Ética, mas foi substituído.
Fernando Giacobo (PR-PR): segundo vice-presidente da Câmara. Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2002, pelo PPS, e reeleito em 2006, pelo PL (hoje PR). Nas últimas eleições, em 2014, teve 144 mil votos.
Luiza Erundina (PSOL-SP): assistente social, ela foi a primeira prefeita mulher da cidade de São Paulo. Erundina está no quinto mandato na Câmara dos Deputados.
Marcelo Castro (PMDB-PI): médico, 66 anos, foi ministro da Saúde do governo da presidente afastada, Dilma Rousseff. Como deputado, está no quinto mandato.
Rogério Rosso (PSD-DF): aliado de Cunha, foi presidente da comissão especial do impeachment na Câmara dos Deputados.


Lyza Freitas (Com informações da Agência Brasil)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais