Cidadeverde.com

PT decide fazer aliança com PTB e indica Décio Solano para vice

Imprimir
  • encontro7.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • encontro12.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • encontro11.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • encontro10.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • encontro9.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • encontro8.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • encontro6.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • encontro5.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • encontro4.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • encontro3.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • encontro2.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • encontro1.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com

Atualizada às 13h45

O diretório municipal do PT aprovou neste sábado (16), por volta de 13h, a aliança para a pré-candidatura de Amadeu Campos (PTB) com indicação do vice.  O nome indicado para vice é do ex-vereador Décio Solano, que estava presente no encontro realizado hoje no auditório da Central de Artesanato Mestre Dezinho. 

A reunião em alguns momentos foi de clima tenso com divergência com o grupo de mulheres. 

As pré-candidatas a vereadora, Neide carvalho e Zefinha, retiraram as suas pré-candidaturas em protesto pela decisão do partido. Segundo Neide Carvalho, o diretório municipal não está respeitando as mulheres, além de “estuprar” o regime interno. O grupo de mulheres anunciou que vai recorrer da decisão de aliança ao diretório estadual. O grupo de mulheres do PT defende a candidatura própria para disputar a Prefeitura de Teresina nas eleições 2016.

Presente no encontro, a senadora Regina Sousa, que presidente do diretório estadual, afirmou que irá pedir ajuda ao diretório nacional já que está ocorrendo divergência de entendimento, mas ressaltou a legitimidade do diretório municipal nas decisões. 

Sobre a aliança, o vereador Edilberto Borges, o Dudu, destacou que ocorreu “por ampla maioria o apoio à candidatura do PTB”. Ele disse ainda que “também foi aprovado uma aliança proporcional com o partido e, agora, é trabalhar o programa de governo”. 

Já o secretario de organização do PT, João Pereira, disse que o nome do Décio Solano unifica várias correntes e que, até agora, o partido possui 19 candidaturas para disputar a Câmara Municipal. 

O vereador Gilberto Paixão defendeu a união do partido e considera ruim qualquer tipo de divergência. Para ele, é necessário diálogo com o grupo de mulheres para que possam se unir ao diretório neste debate.  

Atualizada às 12h54

O secretário de organização do Diretório, João de Moura, anunciou há pouco que o encontro está tendo quórum suficiente para as deliberações. Segundo ele, dos 56 credenciados a votar, - que estão em dia com o pagamento das taxas da executiva - 31 estão presentes para a votação. Para a aprovação ter legalidade, a deliberação precisa ter, no mínimo, 29 de votos. 

O grupo que defende candidatura própria anunciou que esse quórum de 31 não é o correto e que vai recorrer da decisão que for tomada hoje, oriunda da votação. Para eles, o quórum seria de cerca de 35 votos de delegados.

O desacordo está trazendo uma discussão calorosa no encontro. 

Júnior do MP3 reafirmou que não vai retirar a sua pré-candidatura e que vai até as últimas consequências. 

A senadora Regina admitiu que está havendo essa divergência e recomendou que o caso seja encaminhado para a executiva nacional, para que a decisão seja tomada em instância superior.

A reunião continua acontecendo agora a portas fechadas no auditório do Centro de Artesanato.

Atualizada às 12h33

Nesse momento, o PT inicia a reunião com a presença da senadora Regina Sousa e de José Esmerindo. A direção está avaliando se há quórum para a votação. Está havendo uma divergência entre duas alas sobre a quantidade de votantes presentes, para que não seja anulada a decisão depois, caso haja a votação.

O grupo que defende candidatura própria diz que não tem quórum e outro diz que existe.

Atualizada às 12h25 

Os dirigentes do PT estão decidindo se a reunião marcada para esse sábado será adiada devido à falta de quórum dos delegados para votação que escolherá entre o lançamento de candidatura própria ou aliança com o PTB. Dos 56 delegados que podem votar, 29 ainda não estão presentes e muitos estão mobilizando os votantes, um a um, para a votação.

O presidente do diretório municipal, José Esmerindo, disse que se não houver quórum a executiva municipal será convocada para uma sessão extraordinária na próxima segunda-feira. A maior tendência dentro da sigla hoje é de aliança com o PTB para indicação do nome do ex-vereador Décio Solano como vice de Amadeu Campos.

“Décio Solano representa o partido. Foi vereador, foi da Comissão de Direitos Humanos e é um nome de história no partido”, destacou Esmerindo.

O vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), acredita que haverá quórum para a votação. Ele reafirmou que defende aliança com o PTB e que a chegada do Décio traz um nome consensual.

“Acreditamos que após a convenção vamos sair unidos porque o PTB se posicionou de forma correta. É um partido da base aliada e está contra o golpe”, disse Dudu.

O deputado estadual Cícero Magalhaães (PT) também se posicionou pela coligação com o PTB, porser uma legenda da base do governo. “O PTB é aliado de primeira hora e não haverá problemas, mas a posição do diretório municipal será acatada por todos”.

Matéria original

O PT está em reunião para decidir definitivamente sobre os rumos das eleições municipais em Teresina neste sábado (16). O partido vai decidir entre lançar candidatura própria e apoiar a pré-candidatura do jornalista Amadeu Campos (PTB), com a possibilidade de indicar o vice na coligação.

Esta já é a terceira reunião do PT para decidir sobre a estratégia para as eleições. Na última reunião, realizada em junho, os delegados aprovaram após votação polêmica, que o partido não iria ter candidatura própria, e que iria apoiar um partido da base aliada. Contudo, novas discussões internas suscitaram novamente a possibilidade de lançamento de chapa única.

O presidente do partido na capital, José Esmerindo, afirmou que será realizada nova votação de delegados para que a decisão oficial seja tomada. “Será votado pelos delegados e só aí é que a gente vai saber o resultado. Antes disso, eu não posso prever nada. Só saberemos na hora que for homologado o nome do pré-candidato”, declarou sem demonstrar qual seria nesse momento a tendência da maioria do partido.

Ele informou que as candidaturas de Júnior MP3, coordenador do Movimento Pela Paz na Periferia e Assunção Aguiar, coordenadora de Política de Promoção de Igualdade Racial da Sasc continuam disponíveis para concorrer em chapa majoritária.  Mas também falou que o nome de Décio Solano continua como indicado para compor a chapa do PTB como vice, caso o diretório decida pela coligação.

O encontro acontece no auditório da Central de Artesanato Mestre Dezinho e a votação, de acordo com Esmerindo, só deve acontecer depois de 12h. Ele não soube informar quantos delegados devem votar, pois não há como fazer um levantamento prévio do número de votantes. 

 

Yala Sena (Flash)
Lyza Freitas
[email protected]

  • pt13.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • pt14.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • pt12.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • pt11.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • pt10.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • pt9.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • pt8.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • pt7.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • pt6.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • pt5.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • pt4.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • pt3.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • pt2.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • pt1.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais