Cidadeverde.com

Argentina é bicampeã olímpica no futebol

Imprimir
Em dia inspirado de Messi, a Argentina venceu a Nigéria por 1 a 0 e ficou com a medalha de ouro no futebol nos Jogos Olímpicos de Pequim. Os "hermanos" conquistaram o bicampeonato olímpico e, de quebra, se vingaram da derrota para os nigerianos na final de 1996, em Atlanta.



A partida começou com a Argentina tendo mais a posse de bola e apostando no talento de Messi, que partia para dentro dos zagueiros nigerianos e, com muita habilidade, levava a defesa adversária à loucura. O outro astro argentino, Riquelme, apareceu pouco. O jogador do Boca Juniors até que tentava distribuir o jogo, mas só foi notado ao isolar uma cobrança de falta aos dez minutos. Superior em campo, o time sul-americano poderia até ter aberto o marcador aos 20, quando Messi foi derrubado por Adeleye na área e o árbitro húngaro Viktor Kassai ignorou o pênalti claro.

Pelo lado da Nigéria, as melhores jogadas aconteciam nos avanços de Okonkwo. Foi num deles que Isaac ficou perto de colocar a equipe na frente, aos 33 minutos. Porém, os argentinos seguiram melhor e tiveram a melhor chance do jogo pouco antes do apito final do primeiro tempo, em um chute de fora da área de Monzón, defendido com dificuldade pelo goleiro Vanzekin.

A segunda etapa começou da mesma maneira que a primeira, com a Argentina dominando. Não demorou e a genialidade de Messi fez a diferença. Em contra-ataque aos 12 minutos, o baixinho do Barcelona deu um lindo passe para Di María, que ficou cara a cara com o goleiro nigeriano e tocou por cobertura, um golaço e o melhor time na frente no marcador.

Em desvantagem, a Nigéria teve de se aventurar mais ao ataque, mas abria espaço para as respostas argentinas. Messi continuou ditando o ritmo do jogo, com dribles em altíssima velocidade e distribuindo ótimos passes para Agüero e Di María. Vendo o tempo de esgotar e a medalha de ouro ficar mais distante, os nigerianos partiram de vez para frente e, por pouco não conseguiram a igualdade, com Anichebe. Porém, ao fim dos 90 minutos, o título argentino foi mais do que justo pela superioridade na maior parte do confronto.

FICHA TÉCNICA:

ARGENTINA 1 X 0 NIGÉRIA

Estádio: Nacional (Ninho de Pássaro), Pequim (CHN)
Data/hora: 22/8/2008 - 1h (de Brasília)
Árbitro: Viktor Kassai (HUN)
Cartões amarelos: Obinna, Apam (NIG); Di María, Monzon (ARG)
Gols: Di María, 12'/2ºT (1-0)

ARGENTINA: Romero, Zabaleta, Garay, Pareja e Monzón; Mascherano, Gago, Di María (Banega, 42'/2ºT) e Riquelme; Messi (Lavezzi, 42'/2ºT) e Agüero (Sosa, 33'/2ºT). Técnico: Sergio Batista.

NIGÉRIA: Vanzekin, Okonkwo, Apam, Adeleye e Adefemi; Kaita, Ajilore, Okoronkwo (Anichebe, 18'/2ºT) e Isaac (Ekpo, 24'/2ºT); Odemwingie e Obinna. Técnico: Samson Siasia.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: