Cidadeverde.com

Unidades de Saúde de Teresina não farão coleta de exames nesta sexta


 
O Centro de Diagnóstico Dr. Raul Bacelar, laboratório de análises clínicas da Prefeitura de Teresina, está implantando um Sistema de Informação Laboratorial de atendimento ágil. Por conta da transição do sistema amanhã, 22 de julho, as salas de coleta de material para exames laboratoriais das unidades de saúde municipais não estarão realizando nenhum tipo de procedimento.
 
“Mas queremos deixar claro que os Hospitais que atendem urgência continuarão realizando a coleta de exames normalmente. As urgências enviam menor volume de material, que se não forem realizados pelas máquinas serão feitos manualmente, sem problemas para os usuários”, explica Evelma Vasconcelos, diretora do Laboratório Raul Bacelar.
 
Ela fala ainda que segunda-feira as coletas voltarão a serem realizadas normalmente. “O pessoal da empresa responsável pela instalação da nova programação vai testar o sistema durante o final de semana”, diz. Em 2015 o Centro de Diagnóstico Raul Bacelar realizou o total de 2.144.221 exames e em 2016, até o presente mês, um total de 1.137.591 exames foram executados no local.
 
O novo sistema que está sendo implantado no Raul Bacelar trará um ganho em agilidade de todo o processo de coleta, cadastro, análise e, principalmente, dos resultados. "Atualmente trabalhamos com a replicagem de dados com Unidades hospitalares e Unidades Básicas de Saúde. Por meio do sistema de nuvem todas as Unidades Básicas de Saúde e unidades hospitalares estarão cadastradas e os resultados serão online. Ou seja, o paciente poderá receber o exames mais rápido na unidade de saúde onde realizou a coleta, ou mesmo pode ver online de sua residência o resultado dos exames”, completa a Evelma Vasconcelos.

A rotina de funcionamento do laboratório é contínua. Cada Unidade Básica de Saúde (UBS) mantém um profissional chamado coletador. Na parte da manhã, esse profissional realiza o cadastro e coleta das amostras dos pacientes da atenção básica. Carros de apoio passam todos os dias para recolher o material em bolsas térmicas, que são encaminhadas ao laboratório para triagem e distribuídas nos setores específicos. Atualmente os resultados são registrados e devolvidos aos locais de coleta para serem entregues aos usuários em um prazo de cinco dias. “Com o novo sistema não teremos que realizar toda essa logística e o resultado, consequentemente, sairá mais rápido”, afirma Evelma Vasconcelos.

O Centro de Diagnóstico Laboratório Dr. Raul Bacelar funcionará em breve em novo endereço, localizado na Praça Prefeito João Mendes, s/n, Saci, Zona Sul, onde funcionava o Centro de Saúde do bairro. O processo licitatório para a obra de reforma e ampliação do novo prédio já foi autorizado. A obra está orçada em R$ 1.374.079,59 e tem como fonte de recursos o tesouro municipal.

“O prédio atual do Laboratório Raul Bacelar é alugado e precisamos fazer muitas adequações nele. Sairia muito oneroso aos cofres públicos, então resolvemos adequar o prédio do antigo Centro de Saúde do Saci, já que o bairro conta agora com novo prédio de Unidade Básica de Saúde, inaugurado este ano”, afirma Francisco Pádua, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), instituição responsável por gerenciar o Centro de Diagnóstico Raul Bacelar.

O novo prédio que sediará o Laboratório Dr. Raul Bacelar será adequado, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. “Nosso projeto é baseado nas tecnologias mais atuais dos melhores centros de diagnósticos do país. Tivemos consultoria de empresa de equipamentos laboratoriais de ponta. Todos os espaços do novo prédio do Laboratório Raul Bacelar são amplos e visam favorecer a logística para prestação de serviços melhores e mais ágeis”, informa Caroline Bastos, arquiteta da FMS.

O Laboratório Raul Bacelar está localizado, atualmente, na Rua Piripiri, 672, bairro São Pedro, Zona Sul da cidade, e realiza os exames clínicos nas especialidades de bioquímica, hematologia, imunologia, hormônios, baciloscopia, parasitologia, urinálise e citologia. Conta com 99 postos de coleta distribuídos em 87 Unidades Básicas de Saúde e 12 hospitais.  Sua estrutura organizacional conta com a Diretoria Geral; Gerência Técnica e Gerência Administrativa. Seu quadro de pessoal é composto de 153 servidores.

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais