Cidadeverde.com

Psicóloga afirma: Inveja não é doença, é desvio de caráter

Imprimir

Por Erika Ricci - psicóloga


A inveja nada mais é do que a irmã gêmea da falsidade. O mecanismo principal da inveja é o ódio e a raiva. Começa com a não aceitação, porque o outro chegou a “tal lugar” e você não, e, em seguida, vem a frustração, sentimento que leva ao ódio, à raiva e às ações premeditadas destruidoras de “puxar o tapete”. Inveja é um sentimento negativo e a pessoa sabe disso. Assim, projeta-o no outro com a intenção de se defender e não interiorizar este mecanismo negativo, já que o perturba e incomoda muito. O invejoso fica o tempo todo prestando atenção no outro e sempre fica de olho no erro... Seu objetivo é destruí-lo porque pensa que sempre lhe está fazendo sombra (é capaz até de mandar uma mensagem dizendo que alguém fez algo errado, mas nunca dará os parabéns). O invejoso perde tanto tempo se preocupando com o outro que se esquece de olhar o que ele tem de mais precioso e de bom, de conquistar seus próprios bens e valorizar quem está ao seu lado.

 

Como surge a inveja
A inveja é um sentimento que se firma na formação do caráter da pessoa, ou seja, desde a concepção do feto até os 7 anos de idade, quando a personalidade da criança está formada. Pode vir a aparecer também esporadicamente em alguma situação que vai eliciar o comportamento invejoso, podendo ser um sentimento transitório. A inveja pode ser reversível, dependendo do seu grau de severidade: leve, moderado e grave. É um sentimento muito negativo em todos os seus graus, sendo considerado por alguns o pior de todos eles. Muita gente não assume que sente isso por ser algo ruim. Entretanto, tudo depende de como a pessoa lida com esses pensamentos. Quem não deseja senti-la busca formas de control-la e amenizá-la. No grau leve, a pessoa invejosa pode até desejar que as coisas deem certo para o outro, desde que com ela estejam melhores. No grau moderado, a pessoa invejosa deseja que o outro nunca vá para a frente. Já no grave, o invejoso é ruim, vingativo, dissimulado e não gosta do trabalho, da labuta e de estudar. Até jogar na loteria ele não quer caso tenha que pegar uma fila. Ele quer que tudo caia do céu.

 

A inveja é natural no ser humano
A inveja é inerente ao ser humano, é uma característica da personalidade adquirida desde a concepção do feto, como já citei acima, sendo nutrida com todos os comportamentos vividos na infância. A grande maioria dos bebês enfrenta esse conflito, suporta a inveja e continua o seu desenvolvimento, formando registros e arquivos no inconsciente e estruturando sua base cognitiva. Quando há uma ocasião que chamamos de “gatilho”, que aciona os sentimentos até então arquivados, surgem as emoções e comportamentos nomeados invejosos. Sempre que o ser humano é colocado frente a alguém que ele acredita ter mais do que ele, a inveja pode ser acionada. Não se inveja apenas a prosperidade, mas também as capacidades contidas no outro. Sempre se inveja o que é bom, e, como dito acima, não existe inveja boa, já que esse termo está sempre relacionado à destruição, a tentar esvaziar as capacidades do outro, a esgotar suas conquistas.

Inveja, recalque e admiração
Existe também um sentimento chamado admiração. Neste, não existe ódio nem raiva. A palavra admirar vem do latim e que quer dizer olhar para, dirigir, direcionar o olhar para algo que nos chama a atenção ou surpreende. Admirar algo ou alguém é olhar para este objeto ou pessoa com olhos maravilhados. Alguns invejosos tentam se passar por admiradores, usando a expressão “inveja branca”, mas a inveja faz mal para os dois lados: é um sentimento intoxicante, um pequeno furto de energia. Já na admiração, você apenas celebra o que o outro é ou tem, sem querer pra si. Existe também o recalque, que é uma evolução da inveja. É uma inveja ousada, que provoca. E tudo o que a pessoa não tem, não pode e nunca será acaba sendo desprezado, zombado, humilhado e destruído.


Inveja tem relação direta com inferioridade

A pessoa que sente inveja reflete uma determinada inferioridade intermediada por certa maldade. A inveja seria, popularmente falando, a arma dos "incompetentes". Algumas vezes a inveja é confundida com o ciúme. Porém, o ciúme corresponde a uma relação em triângulo, uma vez que, ao ver seu amado flertar com outra pessoa numa festa, uma mulher teme perder homem. A inveja também é considerada um verdadeiro veneno social. Dizem que tanto quem sente quanto quem é o alvo da inveja são prejudicados. Não há quem não saiba o que é sentir ou despertar inveja. A outra face da inveja é a critica. O invejoso sempre descobre o lado B de alguma coisa. "Seu texto é bom, mas está mal digitado.” “Como você teve coragem de publicar isso?". "Ah, você está muito velho para se exibir assim". "Seu vestido é lindo, mas a cor não cai be mem você!" "Seu filho ficou entre os primeiros no vestibular, mas, com tanto dinheiro gasto, pudera!"

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais