Cidadeverde.com

Semana do aleitamento materno reforça importância da amamentação

Imprimir

Além de fazer bem à saúde do bebê e da mãe, o aleitamento materno contribui para o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades sociais. Essa é a mensagem da campanha deste ano da Semana Mundial da Amamentação que no Piauí segue até a próxima sexta-feira (05). 

"A semana busca sensibilizar mães e a sociedade, como a amamentação é de suma importância para o bebê, como para a mãe. Com o aleitamento, a criança adoece menos, cresce mais saudável”, disse a coordenadora de ações da saúde da criança e adolescente da Secretaria de Estado da Saúde, Consolação Nascimento.

A coordenadora enfatiza ainda que se deve evitar o uso de chupetas e mamadeiras e que o aleitamento deve ser exclusivo até o sexto mês de vida do bebê.

"Ontem as atividades começaram na maternidade Evangelina Rosa e hoje vamos para a Vila da Paz e em seguida Ciamca. Na programação também teremos um seminário para profissionais de saúde  e encerramento no fim da semana na maternidade do Satélite", acrescenta Maria do Carmo, nutricionista da Maternidade Dona Evangelina Rosa. 

A Semana Mundial da Amamentação é comemorada desde 1992 por iniciativa da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, a sigla em inglês), órgão consultivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). 

A amamentação está relacionada, por exemplo, com as metas que dizem respeito à boa saúde e ao bem-estar, à redução das desigualdades sociais e a outros objetivos relativos à ecologia e preservação. 

"O bebê amamentado é mais saudável, um ser humano melhor, mais sociável. Essa criança vai saber dividir, vai saber cudiar do planeta. Quando a gente fala em desenvolvimento sustentável, é preparar esse bebê para ser um adulto melhor para a sociedade. Um dos objetivos da campanha é acabar com a pobreza porque o bebê que é alimentado é mais inteligente e vai ser uma pessoa mais estudiosa", disse Maria do Carmo. 

De acordo com profissionais da área de saúde, a amamentação previne muitas infecções no bebê - diarreia, pneumonia, otites, asmas, entre outras doenças. Contribui também para a prevenção do diabetes, do sobrepeso e da obesidade. A mãe que amamenta tem menor chance de desenvolver diabetes e câncer de mama.

Na questão ambiental, a pediatra o aleitamento é ecológico e não predador de recursos naturais, como as fórmulas infantis e leites artificiais que envolvem todo um processo de industrialização. “Não precisa de produção leiteira, não tem resíduos, não usa energia, nem água, nem precisa de combustível”, argumentou.


Programação

Dia 03/08/16
Roda de conversa: Aleitamento e sustentabilidade
Local: auditório da Maternidade do Promorar
Conversa com as puérperas sobre o tema Aleitamento e sustentabilidade
Local: Maternidade Wall Ferraz

Dia 04/08/16
Seminário – Amamentação: Faz bem para seu filho, para você e para o planeta
Local: Diferencial Buffet

Programação


9h - Amamentação faz bem para o seu filho, para você e para o planeta 
Palestrante: Norma Sueli Alberto - Nutricionista Mestre, Presidente do Conselho de Segurança Alimentar do Piauí - CONSEA-PI.
10h - Alimentação Complementar Saudável e a Estratégia  Amamenta e Alimenta Brasil – EAAB
Palestrante: Theonas  Gomes Pereira - Nutricionista Mestre Coordenadora do Núcleo de Alimentação e Nutrição/Fundação Municipal de Saúde - FMS.
11h – Desenvolvimento Sustentável 
Palestrante: Alcide Filho, ambientalista e Jornalista do Sistema Meio Norte de Comunicação.
12h - Exposição de Vídeos

Dia 05/08/16
Palestra: Aleitamento e sustentabilidade – Homenagem às mães doadoras do Posto de Coleta 
Local: Auditório da Maternidade do Hospital do Satélite

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais