Cidadeverde.com

"Cassação de Cunha é responsabilidade de todos", diz Heráclito Fortes

Imprimir

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) tem sido cobrado há semanas por deputados da oposição para que marque imediatamente a data de votação do processo de cassação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Aprovado no último dia 14 de julho pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o parecer que pede a cassação de Cunha ainda não foi apresentado no plenário e a leitura deve ocorrer nesta segunda-feira (08).

O deputado federal Heráclito Fortes (PSB-PI) analisa com ressalvas a situação e teme que a votação ocorra em dia de quorum baixo. O parlamentar acrescenta ainda que o baixo volume de parlamentares dará vantagens a Cunha e consequentemente prejuízos a Maia. 

"Se o Cunha não for cassado por falta de quorum, o presidente da Câmara é quem vai pagar o preço. Não é jogo de cena. Isso é um caso sério, um julgamento da responsabilidade de todos que não deve cair nas costas apenas do presidente", finaliza Heráclito Fortes

Depois de lido, o parecer tem um prazo mínimo de dois dias para poder ser votado. Eduardo Cunha ainda tenta evitar o desfecho no Plenário, que é a última instância do processo de cassação. A defesa do deputado entrou com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender o caso. Cunha alega que houve ilegalidades durante a tramitação no Conselho de Ética e na Comissão de Constituição e Justiça.

A Câmara deve entregar a resposta ao Supremo, sobre o recurso de Eduardo Cunha, nesta segunda-feira. Em seguida, o STF deve decidir se mantêm ou suspende o processo contra o peemedebista.

Cunha é acusado de quebra de decoro parlamentar por supostamente mentir na CPI da Petrobras ao dizer que não teria contas no exterior.

O ex-presidente da Câmara foi afastado do mandato no dia 5 de maio, em uma decisão inédita do STF, que alegou que o deputado atrapalhava as investigações da Operação Lava Jato e o processo que sofria no Conselho de Ética.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais