Cidadeverde.com

Estudantes e internos da Fazenda da Paz participam de revisão Pré Enem

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizou, nesse domingo (7), a quarta revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que faz parte das ações do "Pré Enem Seduc". Entre os estudantes presentes à aula, estavam dez internos da Fazenda da Paz, dos dezesseis alunos da comunidade que irão realizar exame.

Visando a ampla preparação de todos os alunos, o governo estadual realiza parcerias com várias instituições, uma delas é a Fazenda da Paz, comunidade terapêutica para dependentes químicos. 

Coordenador do Projeto Luz e Vida, o ex-interno Francisco Inácio de Sousa, entrou na Fazenda da Paz em 2001, sendo tratado de alcoolismo, e se graduou em Filosofia e Psicopedagogia. Hoje, o ex-interno acompanha os alunos nas revisões como forma de incentivo.

“Quando eu cheguei na Fazenda da Paz consegui fazer algo, hoje eu me formei e o Canal de Educação veio para dar mais uma chance de sair para sociedade com a caneta no punho. Desde o início da Fazenda da Paz, o governo esteve ao nosso lado. As drogas que nos trouxeram esse prejuízo vamos eliminando dentro do tratamento, mas também com educação, este é o diferencial”, relata Francisco Inácio.

Com o Canal Educação, na Fazenda da Paz, são ministradas aulas durante os sábados e domingos transmitindo ao vivo o preparatório para o Enem. A Seduc realiza ainda na comunidade ações com os programas de alfabetização, Ensino de Jovens e Adultos, cursos de informática e o Pré Enem.

Revisão

A quarta edição possibilitou aos alunos a revisão das disciplinas de Geografia, História, Filosifia, Biologia e Química. Todo o conteúdo da revisão foi interpretado na Língua Brasileiras de Sinais (Libras), com material didático distribuído gratuitamente na entrada da revisão e lanche no intervalo. Como nas edições anteriores, as aulas foram transmitidas por duas emissoras de TVs, além de chegar a 188 salas em todo o estado, que recebem o sinal do Canal Educação.

Confiante no ingresso no curso de Engenharia Civil, o estudante Pedro Henrique afirma que a revisão é uma oportunidade de estudar em grupo. “Com as revisões da Seduc, podemos estudar em grupo, é ainda fácil tirar dúvida, trocar experiências, mostrar as habilidades de cada um complementando os assuntos repassados na escola”, explica Pedro Henrique.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais