Cidadeverde.com

Entenda o que causa sensibilidade nos dentes e como prevenir o problema

Imprimir

Causas da sensibilidade nos dentes

A sensibilidade dentária é causada principalmente pela perda do esmalte ou retração gengival. Um dos principais fatores que ocasionam esse problema é o consumo de alimentos ácidos, como refrigerantes, frutas cítricas, e vinagre. O que acontece é que em médio e longo prazo, a ingestão desses alimentos pode levar a perda do esmalte, expondo partes dos dentes muitos sensíveis.

A falta de higiene causa o surgimento de placa bacteriana, problema responsável pela retração gengival, consequentemente, facilitando o aumento da sensibilidade dentária. Da mesma forma, a escovação exagerada também pode facilitar o aparecimento do problema. Pois pode causar recessão gengival e desgaste do esmalte, deixando assim a dentina desprotegida.

O bruxismo, hábito de apertar e ranger os dentes, provoca desgaste e perda do esmalte. Esse desgaste acontece tanto no colo quanto nas bordas, deixando o dente mais sensível.

De acordo com o cirurgião dentista Silvio Cecchetto (CRO SP-CD-15655), presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas, alguns procedimentos realizados no consultório odontológico também podem desencadear o problema - mesmo que de forma mais rara. Um exemplo é o clareamento dental. O método causa uma leve irritação nas células pulpares, localizadas dentro do dente. Vale lembrar que essa sensação costuma passar depois de poucos dias.

O momento de retirar aparelhos ortodônticos fixos também pode causar incômodo nos dentes, devido à movimentação feita na região.

É importante identificar a causa do problema para que se consiga recomendar o tratamento certeiro para cada caso e obter o melhor resultado.

 

Alimentos que provocam dor

Quando o esmalte do dente é desgastado e a dentina fica exposta o consumo de alguns alimentos pode causar irritação e dor. Confira a seguir quais alimentos podem causar o incômodo.

Alimentos ácidos como refrigerantes, sucos cítricos e vinhos
Comidas e bebidas geladas, como os sorvetes
Comidas e bebidas muito quentes, como as sopas, café e chás
Doces no geral, especialmente os muito açucarados.

 


Prevenção da sensibilidade nos dentes

Uma vez que o desgaste na dentina pode ser causado, basicamente, por problemas de ordem mecânica (escovação, traumas), química (alimentação ou procedimentos) e periodontal (doenças na gengiva), para prevenir a sensibilidade nos dentes você pode:

Usar escovas dentárias com cerdas macias
Escovar os dentes e gengivas fazendo círculos e sem aplicar força excessiva na região
Evitar o consumo de alimentos muito ácidos, como os refrigerantes
Tratar problemas como o bruxismo, uma vez que a força ao morder e/ou o ranger dos dentes, característicos do problema, também podem desgastar o dente
Fazer consultas periódicas ao odontologista para verificar e se necessário tratar a placa bacteriana nos dentes, uma vez que o seu aparecimento está relacionado à retração gengival.


Fonte: Minha Vida

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais