Cidadeverde.com

Servidores da UFPI realizam paralisação e fazem assembleia em frente à reitoria

Imprimir

Os servidores e técnicos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizam paralisação nesta quinta-feira (11) contra projetos de lei que, segundo os trabalhadores, prejudicam a categoria. O grupo realizou carreata e panfletagem e fazem agora assembleia diante da reitoria da instituição. 

O presidente do Sintufpi, André Gonçalves, explicou que os projetos de lei 241/16 e 257/16 preveem congelamento de planos de carreiras dos funcionários e ainda nos investimentos em políticas públicas. 

"Não somos contra a renegociação das dívidas, somos contra é o que os estados e municípios serão obrigados a fazer em contrapartida, que é o congelamento salarial, não modificação dp plano de carreia, não realização de concursos e outras medidas que atingem toda a sociedade. O PL 241/16, por exemplo, prevê congelamento salarial por 20 anos. Vai ser um verdadeiro desmonte e uma privatização do ensino público", declarou. 

Em protesto, o grupo de cerca de 60 servidores realizou panfletagem no pórtico de entrada da Universidade, realizou carreata para alertar a comunidade acadêmica e finalizou a ação da manhã com assembleia diante da reitoria. 

Uma nova paralisação nacional está prevista para o próximo dia 16, mas em Teresina na data é comemorado o aniversário da capital. O grupo afirmou que ainda não há previsão para uma negociação acerca dos projetos. A paralisação encerra à meia noite de hoje. 

 

Maria Romero
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais