Cidadeverde.com

Deputado de MG diz que modelo de segurança está falido e defende unificação das polícias

Imprimir


Deputado Edson Moreira (PR-MG). Foto: Divulgação/Câmara.

O deputado federal Edson Moreira (PR-MG) declarou nesta sexta-feira (19) que considera o atual modelo de segurança pública do país "falido". Ele, que é ex-delegado, preside a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal e está em Teresina para discutir o projeto que pretende unificar as polícias no país. A Comissão realiza debate hoje, às 14h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Piauí. 

"O modelo de segurança pública do país está falido. Se não mudar essa dicotomia, se não tornar a polícia única, a criminalidade vai continuar dominando o país. É preciso antever as ações, punir com maior rigor, aparelhar a polícia investigativa. Isso vai direcionar o policiamento para tentar parar o ciclo. Os criminosos estão muito mais organizados que o estado", declarou.

O parlamentar mineiro destacou que a unificação das polícias vai fortalecer a inteligência e a investigação, com foco em evitar os crimes. 

"O modelo geraria economia e essa economia seria mandada para o policiamento, para as investigações, a inteligência pode planejar e antever ações criminosas. A troca de ideias entre polícias dos estados seria muito melhor", explicou o deputado.

Silas Freire (PR), deputado federal pelo Piauí, destacou que a Comissão está preocupada em ouvir entidades ligadas à segurança pública e principalmente a população. 


Deputado Silas Freire (PR-PI). Foto: Thiago Amaral/Cidadeverde.com

"Não podemos tomar uma decisão que vai mudar o pais sem ouvir a todos. Há quem concorde e quem não concorde com a unificação da polícia, mas o fato é que a criminalidade está unida, unificada e precisamos nos unir contra o crime. Queremos ouvir autoridades da segurança, Ministério Público, Justiça e a população. Convidamos ainda, além das polícias Civil e Militar, também a federal e a rodoviária federal", enfatizou.

Proposta

Atualmente, diversas propostas existentes buscam a desmilitarização da Polícia Militar ou a sua extinção e a criação, somente no âmbito dos Estados, de uma só polícia de natureza civil que promova o ciclo completo de polícia, que reúne o policiamento ostensivo fardado e a investigação (polícia judiciária). 

 

Maria Romero com informações de Tiago Melo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais