Cidadeverde.com

Teresina: Programa eleitoral no Rádio inicia com seis candidatos a prefeito

Imprimir

O horário eleitoral gratuito no Rádio começou nesta sexta-feira (26) às 7h. Em Teresina, a propaganda começou com os pogramas de seis candidatos a prefeito. Na ordem de veiculação, com um tempo reduzido, Éverton Diego (PSOL) disse que ia utilizar bem os recursos de Teresina. Quem-Quem (PTN), em seguida, se utilizou do humor para pedir o voto dos teresinenses. O PSTU, com Luciane Santos como candidata, disse que ia construir uma Teresina para os trabalhadores.

Então foi a vez de Amadeu Campos (PTB), que lembrou da história do senador Elmano Férrer (PTB) quando prefeito de Teresina, inclusive incluindo depoimentos do político a favor de Amadeu. Logo depois entrou o programa que tem o maior tempo de veiculação - 5 minutos e 6 segundos - de Firmino Filho (PSDB), o prefeito que tenta a reeleição. O foco foi “o amor”, destacando paixão pela cidade, em ser gestor municipal e anunciando obras e ações que fez.

O último programa foi o de Dr. Pessoa (PSD), onde foi feito um resgate sobre as histórias de vida e política do médico que hoje é deputado estadual pelo Piauí.

Hoje já foi mostrado o primeiro bloco de 10 minutos e ao meio-dia, que será reapresentado no segundo bloco, também de 10 minutos, às 12h. Na TV o horário começa às 13h e é repetido a noite, 20h30. A propaganda será veiculada de segunda a sábado nesses meses horários.

A ordem e o tempo de divulgação dos candidatos, tanto no Rádio quanto na TV, é determinado pela lei eleitoral (Lei 9.504/97) e definido em sorteio pelo Tribunal Regional Eleitoral - TRE - de cada Estado. As propagandas de vereadores será feita em dias intercalados, e nao todos os dias, conforme o determinado em sorteio.

Primeiro programa 

Éverton Diego, do PSOL – Número 50

Candidato em chapa majoritária, com seus apenas 14 segundos de propaganda, determinado pela lei eleitoral, apenas teve tempo de dizer que vai buscar recursos para o município e aplicá-los da forma correta. Logo em seguida um voz disse “Vote Éverton Diego, 50” e o programa estava encerrado. 

Quem-Quem, do PTN – Número 19

A propaganda começa com a voz do candidato: “Olá estou de volta como candidato a prefeito. Não vote na turma do Titanic, vote Quem-Quem, 19, e juntos vamos para o segundo turno”. 

Luciane Santos, do PSTU – Número 16

Com a vinheta ao som de rap “Contra burguês, lute, vote 16” foi iniciado o programa, e logo após, uma voz masculina não identificada, disse “vamos construir uma Teresina para os trabalhadores”. A voz da candidata a prefeita pela sigla não foi ouvida nesse primeiro programa. 

Amadeu Campos, do PTB – Número 14 
Coligação: Hora do Novo, Tempo de Mudar 

A propaganda começou com o locutor anunciando o programa “Amadeu Mania, Programa da Mudança”.  Hoje, Amadeu apostos na imagem do senador Elmano Férrer e o foco maior fopi o ex-prefeito de Teresina (PTB). Com o texto falando em ‘veín trabalhador’, o prgrama disse que Elmano já fez muito por Teresina. Uma fala do senador entrou logo no início; “Muitos queriam que eu fosse candidato, mas entendemos que toda cidade precisa de sangue novo. Teresina pede renovação. [...] Fizemos muito, deixamos projetos de cidade, a integração  dos ônibus aumentou sua renda cortando seus gastos com transporte pela metade, fizemos o Lagoas do Norte. [...] Enxergamos no Amadeu a mudança necessária. O que aconteceu com Amadeu não foi por acaso. Virou missão, ele é campeão de audiência e vai ser o campeão de votos na cidade”.

Amadeu, quase no final, disse ser uma honra ter o apoio do Elmano. "Teresina ganhou outro ritmo com pouco tempo de Elmano na prefeitura. As obras saíram do papel. Assim como superamos nossos desafios, vamos superar os desafios que a cidade impõe”.

Firmino Filho, do PSDB – Número 45
Coligação: Com o povo, rumo à vitória 

O programa “Rádio Terê” teve como tema: “Firmino e Teresina, um caso de amor”.  

Firmino abriu o programa dizendo que prestará contas do que fez durante a sua gestão e que continuará trabalhando por Teresina. Ele se disse apaixonado por Teresina e pelos teresinenses e citou diversas obras entregues à população como o Parque da Cidadania e o Parentão e ações na a´rea da saúde, como entrega e reformas de Unidades Básicas de Saúde, da educação, com construção e reformas de escolas, e melhoria do transporte público. Além disso, eleitores foram entrevistados falando positivamente sobre a gestão do prefeito. 

“No programa, vamos prestar contas do que fizemos e queremos continuar a trabalhar por nossa cidade. Teresina não tem tempo a perder. Quem ama cuida e eu acho que também quem ama trabalha, transforma e sonha em melhorar cada vez mais. Teresina não tem tempo a perder”, destacou o candidato à reeleição. 

Ele também destacou a importância e o apoio da família. “Firmino é apaixonado pelos filhos e pela esposa e também ama ser economista tanto que fez mestrado nos Estados Unidos, e gosta de ser auditor do Tribunal de Contas da União e de ser professor da UFPI. E adora ser prefeito, tanto que, aliás, foi considerado o amigo da Criança”. 

Dr. Pessoa, do PSD – Número 55

Dr. Pessoa apostou na sua história de vida para emocionar os ouvintes. Ele ressaltou que trabalhava na roça para ajudar a família de seis irmãos até os 10 anos, que só depois que começou a estudar e que nunca mais parou. Foi dito que quando veio para Teresina, do interior piauiense, ele “morou de favor em uma casa de família”.

O candidato contou também sobre os anos como estudante e profissional de medicina, os diversos mandatos na vida política, pois já foi 4 vezes eleito vereador e que foi o deputado mais votado da capital; fortalecendo que "cuidar das pessoas é a sua vocação". Ele também destacou que durante os 40 anso de prática de medicina. nunca cobrou por uma única consulta, nem por cirurgia.

“Minha vida foi construída com trabalho, estudo e muito suor. Portanto, estou preparado para cuidar do teresinense”. 


Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais