Cidadeverde.com

Justiça eleitoral apreende cavaletes proibidos de candidatos em Teresina

O chefe do cartório da 63ª zona eleitoral em Teresina, Henrique Conde, informou ao Cidadeverde.com que os primeiros cavaletes de candidatos a vereador das eleições 2016 já foram apreendidos. A apreensão já foi encaminhada ao Ministério Público do Piauí para os devidos procedimentos legais, pois é o órgão responsável por oferecer a denúncia à justiça eleitoral.

De acordo com Henrique Conde, as eleições deste ano são consideradas sui generis, diferente de todas as as outras, tendo como uma das principais motivações e objetivos a manutenção da limpeza da cidade e a não poluição visual dos ambientes.

“Hoje está completamente proibido o uso de cavaletes. Neste ponto nós não estamos vendo cavaletes nas ruas, mas já ocorreu apreensão deste tipo de material completamente irregular. No caso, não é nem propaganda irregular e sim proibida. Isso gera um crime porque o candidato não pode prestar contas disso”, destacou o chefe do cartório.

Henrique Conde não informou quantos cavaletes foram apreendidos e nem se pertencem a apenas um ou mais de um vereador. Ele informou que não pode dar mais informações, porque o caso ainda está sendo investigado e outros cavaletes ainda estão sendo procurados e podem ser apreendidos.

Os candidatos que tiverem cavaletes apreendidos serão multados. O valor da multa varia de R$ 5 a 25 mil, dobrando nos casos de reincidência. O taxa da multa é arbitrada pelo juiz da zona eleitoral.

O chefe do cartório reforçou o uso do aplicativo pardal pelos eleitores para que eles possam continuar denunciando as possíveis propagandas irregulares ou proibidas nestas eleições.


Carliene Carpaso (Flash)
Lyza Freitas (Da Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais