Cidadeverde.com

Teresina é única cidade brasileira selecionada para receber consultoria internacional

Por Roberto Araújo

Foto: Rômulo Piauilino

Teresina foi a única cidade brasileira selecionada pela oportunidade de assistência técnica limitada do grupo C40 Cities, que reúne cidades que objetivam ser lideranças climáticas, e do Programa UrbanShift, que apoia as iniciativas. A capital piauiense se destacou por trazer um projeto que busca superar os desafios de financiamento para a implementação de projetos integrados de drenagem e requalificação urbana com foco na adaptação da sua infraestrutura à nova realidade imposta pela crise climática. O credenciamento da cidade junto à instituição foi conquistado pela equipe da Agenda Teresina 2030, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação.

Essa assistência técnica é parte do apoio da C40 Cities e do Programa UrbanShift para as cidades brasileiras que participaram da Academia UrbanShift de Financiamento para Adaptação Climática para Cidades Brasileiras (2023) e o Fórum UrbanShift para América Latina (2024), com apoio do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

"Com o auxílio de consultores externos, vamos agora atualizar os projetos remanescentes do programa Lagoas do Norte, que tanto já contribuíram para que Teresina se tornasse uma cidade mais resiliente. Esses projetos são essenciais para que a cidade avance na sua adaptação de forma sustentável à emergência do clima. Temos um Plano de Ação Climática, temos metas e projetos de alto nível. O que precisamos, com o auxílio imensurável do C40, é progredir para a realização dessas obras", afirma Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030.

A cidade passou por um processo competitivo. O Programa UrbanShift e a C40 Cities avaliaram as propostas de assistência técnica das cidades inscritas. Foi escolhida a proposta mais competitiva para enfrentar os desafios financeiros da adaptação climática. A assistência, que será doada à Teresina, tem valor máximo de até US$ 17.000 (cerca de R$ 87.000), em suporte técnico externo, executado pela C40 Cities, e deve ser concluída no prazo máximo de seis meses.

O C40 é um grupo de grandes cidades mundiais, criado em 2005, empenhado em conectar cidades no debate e combate aos efeitos da mudança climática. Atualmente, a rede congrega quase 100 cidades empenhadas com uma abordagem colaborativa, inclusiva e baseada na ciência com o objetivo comum de reduzir suas emissões e promover cidades resilientes e justas para todos.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais